O ex-conselheiro municipal de Meio Ambiente de Açailândia e Imperatriz, ex-conselheiro estadual de Meio Ambiente, diretor da Fundação Rio Tocantins – FRT, ambientalista Domingos Cezar, protestou esta semana, por intermédio da imprensa e das redes sociais, contra a retirada ou extinção da Diretoria Regional do Meio Ambiente, que agora atende como um posto de recolhimento de licenças ambientais, instalado em um shopping da cidade.
Em uma carta aberta remetida também à Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, Domingos Cezar, que há muitos anos realiza suas expedições pelos rios Tocantins e Araguaia, demonstra sua preocupação com a situação que ora se encontra o rio Tocantins e seus afluentes. “O rio Tocantins está secando velozmente; os grandes riachos e igarapés que o alimentavam estão morrendo, alguns já morreram pela ação nefasta do homem”.
No final da carta, o ambientalista/jornalista observa que há poucos anos a então governadora Roseana Sarney instalou a Diretoria Regional de Meio Ambiente em Imperatriz. “O órgão não teve a atuação que desejávamos, mas considero um bom começo, um primeiro passo”. Afirma que, agora que se acreditava que o Governo do Estado fosse ampliar e estruturar a DR/Imperatriz, “ele o reduziu a um “quiosque” e o instalou dentro de um shopping da cidade para requerer apenas licenças ambientais.
“Gostaria que o senhor governador Flávio Dino recebesse essa minha Carta Aberta como uma crítica construtiva, no desejo de que reveja sua atitude e atenda ao meu apelo, estruturando e ampliando a Diretoria Regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA, e que o órgão atue não apenas concedendo licenças ambientais, mas na salvação de nossos ecossistemas”, concluiu Domingos Cezar.
Repercussão - A carta teve dezenas de compartilhamentos e comentários por parte dos internautas. “Há tempo quero que esta SEMA faça algo em nossa região, diga a que veio, pois não mudou nada; ao contrário, piorou”, disse Euvaldo Silva, de Imperatriz. “Hoje o nosso estado está um verdadeiro caos com relação ao meio ambiente”, afirmou o ferroviário Raimundo Nascimento Ribeiro, de Açailândia.
“A SEMA é figurativa, sequer cumpre sua função, porque se assim o fizesse as siderúrgicas de Açailândia já teriam sido autuadas pelos graves crimes ambientais, sociais e culturais”, disse o professor Milton Teixeira, de Açailândia. “Aqui em Imperatriz alguns empresários estão terminando de aterrar os riachos, mesmo com a ação da SEPLUMA em multar e até embargar obras”, diz Sidney Rodrigues, Assessor de Comunicação da Prefeitura de Imperatriz.
“Esta semana vi quando um motorista abriu a porta do carro e despejou um saco com lixo no meio da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa. Fiquei boquiaberto com tamanha demonstração de arrogância e desprezo”, protestou o empresário Hudson Frota, de Imperatriz. “Aqui em Açailândia, todos os mananciais estão sendo invadidos e aterrados; e os últimos quatro prefeitos foram vetores ou, no mínimo, apoiadores destas lastimáveis invasões”, denunciou o músico Alberto Sampaio.
“Corroboro com sua angústia, com o que está acontecendo com o rio Tocantins, é de doer o coração o que vemos nos riachos que cortam Imperatriz”, afirmou Anildo Araújo dos Santos, de Imperatriz/Carolina. “Sem falar na farra de extração de areia do rio Tocantins, quando os órgãos estaduais e federais, sem nenhum critério, concedem licenças e a mata ciliar do rio está sendo devastada”, denuncia Chico do Planalto, superintende municipal de Defesa e Proteção Civil.
VIII Expedição – Visando levar essa denúncia em nível nacional, o jornalista/ambientalista realizará em outubro, após as eleições, sua VIII Expedição Alerta, rio Tocantins. Dessa feita, Domingos Cezar convidará os promotores de justiça Jadilson Cirqueira (Imperatriz) e Paulo Sérgio Ferreira de Almeida (Augustinópolis/TO), um membro da Câmara Municipal, outro da Prefeitura (Sepluma) e uma equipe de cada órgão de comunicação de Imperatriz. A expedição fará o percurso entre Imperatriz a São João do Araguaia (PA), no encontro dos rios Tocantins e Araguaia. (Assessoria/FRT)
Comentários