A promotora da Vara de Defesa do Meio Ambiente, Gisele Aroso, afirmou considerar a gincana ecológica como um projeto ousado e de compromisso, tanto por parte dos coordenadores quanto dos participantes, dos estudantes e de seus orientadores.
Para a promotora, a necessidade de se preservar o rio Tocantins e seus afluentes deve tocar a todas as pessoas, “uma vez que todos têm a sua responsabilidade ambiental”. Para Gisele Aroso, essa responsabilidade diz respeito a fiscalizar e denunciar determinadas ações.
De acordo com a promotora, necessário se faz fiscalizar a matança de animais silvestres; a derrubada indiscriminada de matas ciliares e das florestas, a poluição sonora e do ar, verificadas, principalmente, nas zonas urbanas, notadamente nas grandes cidades.
“Tudo isso temos que combater para preservarmos a vida com boa qualidade e isso estamos fazendo com a realização de eventos como esta gincana que vai movimentar esta juventude aguerrida que, a partir de hoje, vai ter uma nova visão em relação às questões ambientais”, concluiu.

Domingos Cezar