Nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, será realizada a 10ª edição da Black Friday no país. Ao se consolidar como uma das mais importantes datas para o varejo, a ação deve refletir um amadurecimento do consumidor, cada vez mais consciente em tomar cuidado para garantir as melhores ofertas e não ser enganado.
É o que aponta pesquisa realizada em todas as capitais do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Os dados revelam que este ano quatro em cada dez (39%) brasileiros só pretendem adquirir algum produto se as ofertas realmente valerem a pena - um crescimento de sete pontos percentuais em relação a 2018. Em contrapartida, metade (50%) disse ter intenção de fazer compras na Black Friday. Apenas 11% não devem aproveitar as promoções.
Esse comportamento do consumidor também pode ser observado na decisão da compra. A pesquisa indica que nove em cada dez (91%) entrevistados planejam pesquisar preços antes de adquirir algum item, principalmente para confirmar se os produtos realmente estão na promoção, ou seja, com preços mais baixos do que o normal (54%).
Considerando aqueles que pretendem buscar informações sobre as ofertas, 40% afirmaram que olhariam os preços a menos de 30 dias da Black Friday, enquanto 28% fariam pesquisa com um mês de antecedência e 11% até dois meses antes. Outros 13% só devem verificar preços no dia do evento. Os meios mais utilizados apontados para fazer a pesquisa são sites e aplicativos que fazem comparação de preços e produtos (55%), sites das lojas (52%) e portais de busca (42%).
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, Francisco da Silva Almeida, ressalta que a Black Friday tem efetivamente movimentado o comércio da cidade. Segundo ele, a tendência é de que a promoção consiga levar maior número de pessoas ao comércio em relação a 2018, principalmente em razão da qualidade dos produtos e as promoções com descontos especiais anunciados pelas empresas, por meio das emissoras de rádios, jornais, tvs e redes sociais.
Em Imperatriz, existe expressivo número de empresas que vendem produtos mais procurados, conforme mostra a pesquisa, entre os quais eletrodomésticos, com 36% da preferência dos entrevistados. "Olha, já estamos com tudo pronto, só esperando o início da Black Friday", disse a vendedora Carla Freitas. (CDL, com informações da CNDL/SPC Brasil)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16517
Promoção vai levar consumidores às compras
Pesquisa da CNDL/SPC Brasil revela consumidor preparado, visando garantir as melhores ofertas
Comentários