Preparar os jovens para o ingresso no mercado de trabalho é uma das prioridades do município de Imperatriz e as atividades desenvolvidas pelo ProJovem em Imperatriz são parte importante deste projeto. Atualmente, estas atividades acontecem nos cinco polos dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).
O ProJovem trabalha com a capacitação de jovens de 15 a 17 anos, desenvolvendo atividades nos eixos de convivência social, participação cidadã e capacitação para o mundo do trabalho. Somente jovens que frequentam a escola podem participar, sendo que estas atividades acontecem em horário diferente do turno escolar.
No caso das famílias, o atendimento é feito de maneira diferenciada, conforme explica a coordenadora do ProJovem Adolescente, Viviane da Cunha. “As famílias são atendidas diretamente pelo Cras. Ela participa das atividades, sejam cursos, palestras, etc.” Assim, toda a família é acompanhada por atividades que incluem acompanhamento psicológico e social.
Este acompanhamento também é importante para o desenvolvimento da relação familiar que, segundo Viviane, tem melhorado desde que os jovens passaram a participar do programa. “Eles melhoraram muito em relação ao comportamento, porque trabalhamos a construção dos vínculos afetivos e comunitários”, garante.
Atualmente cerca de 600 jovens estão inscritos nos cursos do ProJovem. As oficinas desenvolvem atividades de capoeira, dança, teatro, arte e serigrafia. (Comunicação)