Sem dúvida 2014 foi um ano de muitas conquistas. Para a Companhia Energética do Maranhão, as conquistas mais valiosas são as que trazem mais desenvolvimento social, educação e geração de renda à população maranhense. Estas realizações fazem parte do programa de Responsabilidade Social da Cemar, que tem por objetivo apoiar instituições sociais no desenvolvimento de suas atuações, levando mais qualidade de vida as pessoas beneficiadas.

Uma das características do projeto é o não repasse de recursos financeiros a estas instituições, a Cemar faz todo o gerenciamento de obras e compra de materiais necessários. Assim, desde 2014 foram feitas várias reformas/construções na estrutura física de sete instituições nos municípios de São Luís, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Codó e São José dos Basílios.
A agricultura familiar esteve em foco no ano que passou e recebeu grande incentivo nas cidades de São Luís, São José dos Basílios e Codó. O Projeto Cáritas Brasileira, em São Luís, foi contemplado com novos equipamentos, inclusive um veículo, para consolidar seu funcionamento, que atinge diretamente 2.500 famílias e indiretamente 10.000.
Ainda sobre o incentivo à agricultura familiar, no município de Codó, as quebradeiras de coco babaçu receberam um laboratório e novos equipamentos que facilitarão a fabricação, corte e embalagem dos produtos produzidos como: sabão e óleo. Essa contribuição aumentou a produção que antes era de 20 kg para cerca de 300 kg por dia.
Mais recentemente, a instituição beneficiada foi a Associação das Quebradeiras de Coco de São José dos Basílios, que recebeu o caminhão para contribuir na comercialização de seus produtos, além da ampliação do seu espaço e equipamento para produção do sabão/sabonete do coco babaçu.
Em Caxias, quem recebeu o presente foram as 200 crianças da Creche São Vicente de Paulo, instituição que realiza atividades socioeducativas para a comunidade, na região leste do Estado, e estava desativada por ter estrutura condenada pelo Corpo de Bombeiros. A escola foi revitalizada e recebeu todo o material necessário para seu funcionamento. Inclusive com equipamentos de informática e mobiliário para a cozinha.
Além dessas instituições, a Cemar também revitalizou as sedes do Projeto Casa da Comunidade no Trizidela Nova, no município de Balsas e ampliou o Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo, em Santa Inês. Incentivando, assim, a educação de crianças e adolescentes através do ensino das artes e do ensino básico escolar.
Olhando projeto a projeto, dá para ver quanto essas iniciativas tiveram papel primordial para desenvolver, incluir e envolver as pessoas. Todos tiveram a pró-atividade de enviar seus projetos por meio de Edital de Seleção de Projetos Sociais aberto em 2013, em um posicionamento de transparência e inclusão de projetos em todo o Maranhão e foram aprovados com méritos.
“A Cemar trabalha também para elevar a qualidade de vida da população maranhense, nos orgulhamos de oferecer novas perspectivas de vida para essas pessoas”, conclui a analista de responsabilidade social, Janaína Sousa.
O que vem em 2015 - E não para por aí, em São Luís, a novidade será a melhoria das instalações do Centro Educacional e Profissional do Coroadinho. Esta ação beneficiará 400 crianças e jovens que buscam educação e formação profissional.
Outro investimento será a revitalização do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos, em Açailândia. Com esse investimento, a Cemar poderá proporcionar aos beneficiados de cada projeto um ambiente saudável e seguro, ampliando o atendimento realizado pelo Centro de Defesa.
Além disso, a Companhia já anuncia a abertura de novo edital em 2015, em data a ser divulgada. Atualmente a Cemar é a 10º melhor empresa em Responsabilidade Social do Brasil, segundo o ranking da Abradee (Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica) nos indicadores que medem este item. (Assessoria de Imprensa da Cemar)