Doze estudantes maranhenses tiveram seus projetos pré-selecionados para participar do Parlamento Jovem Brasileiro 2015 (PJB 2015), promovido pela Câmara dos Deputados. Destes, três serão classificados para representar o Maranhão no Congresso Nacional, em Brasília, durante a edição do projeto para este ano. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 17 de agosto, no portal da Câmara (www.camara.leg.br/pjb) e na fanpage do programa (facebook.com/parlamentojovembrasileiro).
Os 12 projetos maranhenses vêm de escolas das cidades de Imperatriz, Paraibano, São João dos Patos, Bacabal, Vargem Grande, Trizidela do Vale, Vitorino Freire, São Luís e Poção de Pedras. A lista completa está disponível no portal da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.ma.gov.br).
Entre os projetos do Maranhão, há o da estudante Beatriz Cabral Farias, do Centro de Ensino Nova Vitória, de Imperatriz, que sugere a obrigatoriedade para concessionárias de veículos automotores de plantar árvores para atenuar o efeito estufa e o impacto ambiental no território brasileiro.
O projeto do estudante Bruno de Sousa Noleto, do Centro de Ensino Manoel Campos Sousa, do município de Paraibano, dispõe que o político tenha um nível de escolaridade determinado e o de Giorgia de Andrade Brito, do Centro de Ensino Presidente José Sarney, de Bacabal, determina a construção de berçários em instituições de ensino público para mães solteiras adolescentes de baixa renda.
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, na qual os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.

Inscrição Jovem Senador

O Projeto Jovem Senador 2015 está com as inscrições abertas até o dia 21 de agosto. Podem participar estudantes do ensino médio de qualquer escola pública estadual brasileira. Para se inscrever basta acessar o site: http://www12.senado.gov.br/jovemsenador.
O Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes para vivenciarem o trabalho dos senadores. Para participar, basta o estudante escrever uma redação sobre o tema “Participação política no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.
Os vencedores do concurso de redação, em cada um dos estados e no Distrito Federal, participarão da edição anual do Projeto Jovem Senador representando a respectiva unidade da Federação. Em 2015, serão promovidas a 8ª edição do Concurso de Redação e a 5ª edição do Projeto Jovem Senador.