O Projeto Universidade no Tatame, de iniciativa do curso de Enfermagem da UFMA de Imperatriz, iniciou oficialmente suas atividades no último sábado (26), com a realização do I Seminário Gracie de Jiu-Jitsu, que contou com a presença do Mestre Rolker, filho de Helio Gracie, um dos nomes mais importantes para o jiu-jitsu no mundo, considerado o “pai” dessa arte marcial no Brasil.
Durante a coletiva de imprensa realizada na manhã do sábado, Mestre Rolker respondeu às dúvidas sobre o esporte no Brasil e sua relação com outros esportes como MMA e UFC. O lutador destacou ainda a filosofia central do jiu-jitsu, aplicada em sua academia: “Não toleramos violência. Brigou na rua, tá fora”. Essa postura procura desconstruir a imagem deixada pelos pit boys, que tempos atrás utilizavam técnicas do esporte para cometer atos de vandalismo nas ruas. Rolker Gracie defende a prática sadia do esporte: “Meu irmão Royce Gracie é um dos maiores campeões do UFC e nunca brigou na rua”.
O seminário ocorreu no ginásio de esportes da Escola Santa Teresinha, em parceria com o professor Rico Bento, faixa-preta na modalidade Gracie Jiu-Jitsu 1º Grau. Os participantes tiveram orientações teóricas e práticas.
O professor de Enfermagem da UFMA Fernando Magalhães, um dos idealizadores do Projeto Universidade no Tatame, também é praticante de jiu-jitsu há cinco meses e aposta no esporte como auxílio às ações desenvolvidas pela Liga de Fisiopatologia Aplicada em Enfermagem, que atende pessoas com distúrbios emocionais, como ansiedade e depressão.
“Nós estamos trabalhando para conseguir nosso próprio tatame e assim que tivermos a estrutura adequada para a realização do projeto, as atividades devem ser ampliadas para a sociedade”, explica o professor Fernando. (Ascom UFMA Imperatriz)