Todas as quintas-feiras do ano, a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) faz ações em comunidades de todo o Estado por meio do projeto "Toda Quinta é Dia da Comunidade".
As ações se baseiam no interesse da Companhia em disseminar as informações sobre segurança com energia elétrica, dicas de economia de energia, dentre outros assuntos, levando essas informações às comunidades baixa renda.
"Esse programa da CEMAR é fantástico e muito esclarecedor. Ficamos surpresos de como podemos economizar energia elétrica e o quanto desperdiçamos. Foi um dia muito proveitoso e que me deixou muito feliz pela iniciativa. Então, parabéns para a CEMAR pelo Dia da Comunidade!", elogia a coordenadora de Unidade de Educação Básica de Vinhais, Carolina Cruz, que recebeu a ação do projeto na instituição em São Luís.
Todas as ações são realizadas pelos atendentes do Atendimento Presencial da CEMAR (Provider, Logos, Money, CBG e ABF), que possui 222 agências no Estado, dos 217 municípios de todo o Maranhão. "A iniciativa de realizar ações sociais busca despertar nos colaboradores a consciência de que é possível fazer a diferença, porque esse tipo de projeto possibilita que eles possam constituir experiências que envolvem aprendizagem e comprometimento. O melhor disso é que as atendentes da CEMAR dedicam-se a tarefas simples, mas que pra comunidade são valiosas", conta a atendente da agência de São Raimundo das Mangabeiras, Helmorane Bringel.
Em média, são realizadas 180 palestras por semana, que alcançam até os municípios de mais difícil acesso. "Somos uma empresa que tem como valor corporativo a dedicação ao cliente e possuímos uma política de responsabilidade social bem consistente, priorizando acima de tudo a informação de qualidade", conta a analista comercial da CEMAR, Claudia Mota.
O projeto teve início em agosto deste ano e, mensalmente, define um cronograma dos temas e locais visitados dos municípios em cada quinta-feira do mês, levando palestras e blitz educativas para as praças, instituições públicas e privadas, mercado local, sindicatos, Conselho de Referência Social, associações, dentre tantos outros espaços visitados pelas ações.
A Escola Municipal Juracy Conceição, em Imperatriz, foi mais uma das contempladas no município para receber uma ação do projeto voltada para as suas crianças, que interagiram e aprenderam mais sobre economia de energia, como contou a coordenadora da escola, Azenate Macedo. "Quando eles chegam em casa passam para os pais tudo o que aprenderam e debateram, então é muito bom para o conhecimento deles e para os seus próprios lares".
Esta semana, a ação do projeto em Imperatriz realiza uma blitz educativa sobre o cadastro da Tarifa Social Baixa Renda de Energia Elétrica. "É louvável ensinar esse trabalho. Só vai aprimorar o desenvolvimento das crianças na aprendizagem e no cuidado com o meio ambiente", finaliza a coordenadora. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)