O grupo Bagagem Cia de Bonecos, com apoio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do DF), realizará circulação dos espetáculos “D. Passinha Conta Brasília”, texto próprio, e “A Tempestade”, adaptação da obra de William Shakespeare, ambos montados com bonecos.
O grupo foi fundado em 1983 com a proposta de pesquisar teatro de bonecos e hoje tem em repertório 07 espetáculos e história bem enraizada no movimento cultural local.
A ideia da circulação tem com propósito de divulgar uma companhia com 32 anos de atuação constante no DF, como também contribuir para a popularização da arte produzida em Brasília. Teremos como veículo de difusão o teatro de bonecos, executado em ruas e praças, facilitando o acesso ao público.
Os espetáculos que comporão a agenda de apresentações são: “A Tempestade” - uma adaptação do texto homônimo de Willian Shakespeare, onde a montagem é feita com bonecos de balcão, e “Dona passinha Conta Brasília” - texto autoral, onde a personagem conta o que presenciou na construção de Brasília e de forma lúdica difunde conhecimento de fatos históricos que cominarão com a construção de Brasília.
A circulação acontecerá em um caminhão com palco adaptado, podendo ser realizado em ruas, praças e feiras, priorizando locais que atendam um grande número de pessoas. O palco adaptado é equipado com estrutura de som e luz. O acesso à sessão teatral será gratuito para a comunidade.
O FAC é um instrumento de apoio à cultura do DF que possibilita a democratização de recursos por meio de Editais públicos, permitindo que agentes culturais distribuam seu produto às comunidades e divulguem o que produzidos em Brasília em outros estados.
Em Imperatriz recebe o apoio da Casa das Artes e da Fundação Cultural. A apresentação será realizada dia 24 de julho, às 20h, na Rua Bom Jesus, ao lado da Escola Municipal Eliza Nunes, bairro Santa Rita.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15362
Comentários