O grupo Bagagem Cia de Bonecos, com apoio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do DF), realizará circulação dos espetáculos “D. Passinha Conta Brasília”, texto próprio, e “A Tempestade”, adaptação da obra de William Shakespeare, ambos montados com bonecos.
O grupo foi fundado em 1983 com a proposta de pesquisar teatro de bonecos e hoje tem em repertório 07 espetáculos e história bem enraizada no movimento cultural local.
A ideia da circulação tem com propósito de divulgar uma companhia com 32 anos de atuação constante no DF, como também contribuir para a popularização da arte produzida em Brasília. Teremos como veículo de difusão o teatro de bonecos, executado em ruas e praças, facilitando o acesso ao público.
Os espetáculos que comporão a agenda de apresentações são: “A Tempestade” - uma adaptação do texto homônimo de Willian Shakespeare, onde a montagem é feita com bonecos de balcão, e “Dona passinha Conta Brasília” - texto autoral, onde a personagem conta o que presenciou na construção de Brasília e de forma lúdica difunde conhecimento de fatos históricos que cominarão com a construção de Brasília.
A circulação acontecerá em um caminhão com palco adaptado, podendo ser realizado em ruas, praças e feiras, priorizando locais que atendam um grande número de pessoas. O palco adaptado é equipado com estrutura de som e luz. O acesso à sessão teatral será gratuito para a comunidade.
O FAC é um instrumento de apoio à cultura do DF que possibilita a democratização de recursos por meio de Editais públicos, permitindo que agentes culturais distribuam seu produto às comunidades e divulguem o que produzidos em Brasília em outros estados.
Em Imperatriz recebe o apoio da Casa das Artes e da Fundação Cultural. A apresentação será realizada dia 24 de julho, às 20h, na Rua Bom Jesus, ao lado da Escola Municipal Eliza Nunes, bairro Santa Rita.