Músico Chiquinho é produtor de “Som do Mará”

Raimundo Primeiro

Aristas de diversas correntes culturais estão solidários a causa em favor do cantor Neném Bragança, dono de uma das melhores vozes do Maranhão, em tratamento em São Paulo (SP) por causa de um câncer no palato.
O músico e produtor cultural Chiquinho França, com o apoio de outros talentos da Música Regional Maranhense (MRM), realiza, a partir das 21h desta terça-feira (16), o Show “Som do Mará”, que acontece no “Brasileirinho”, localizado na rua João Lisboa, área central de Imperatriz.
Trata-se de um evento beneficente em prol do cantor Neném Bragança, que, acometido de um câncer no palato (céu da boca), está há um ano e seis meses sem trabalhar.

Como surgiu
“Som do Mará” é resultado de um projeto, idealizado por Chiquinho França, durante o período de quinze dias, em 2013, por ocasião de um Festival de Músicas Sertanejas, no qual Neném Bragança conseguiu a segunda colocação, realizado durante a Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), pelo Sistema Mirante de Comunicação.
Por ocasião dos ensaios, Neném Bragança conseguiu emocionar Chiquinho França, que, segundo ele, é um dos melhores intérpretes da Música Popular Brasileira (MPB), quando decidiu informá-lo sobre a ideia da gravação de um DVD e um CD sobre o trabalho do cantor, considerado pela crítica como o “Papa Festivais”.
“Chamei o Neném, quando aproveitei para falar sobre o projeto e destacar que estaríamos realizando um  trabalho para ganharmos dinheiro”, lembra Chiquinho, ressaltando ter dito que “estávamos começando um projeto que nos deixaria ricos”.
À reportagem, Chiquinho França lembrou ter ratificado para Neném Bragança acreditar no trabalho por ele desenvolvido e que viajariam, juntos, o Brasil inteiro. “Neném, eu acredito no teu talento, no teu trabalho, na tua força musical. Nós viajaremos o Brasil inteiro, divulgando”.
Chiquinho França obteve resposta positiva de Neném Bragança e, logo em seguida, retornou para São Luís, esperando vinte dias para ligar e dizer: “Neném, eu consegui aprovar o projeto, já vendi as cópias, a gente já tem verba para fazer o trabalho, estou indo para Imperatriz para começarmos as gravações”.

Como descobriu a doença
Neném Bragança descobriu a doença durante tratamento dentário realizado antes de entrar em estúdio para começar a gravação do Projeto “Som do Mará”. A confirmação aconteceu após biópsia.
Chiquinho França diz que o projeto, antes profissional, “migrou para o campo da beneficência”, com todas as pessoas envolvidas no projeto correndo atrás do tratamento do cantor. Quase que “Som do Mará” não vira realidade, tendo em vista a desistência do pessoal envolvido na sua concepção.
Acontecendo o oposto com Chiquinho França, amigo e parceiro de Neném Bragança. “Ele pediu para que eu não desistisse de fazer o trabalho dele, pois o objetivo era fazer com que ficasse um registro bonito da sua obra”, acrescenta.
Apesar do quadro, Chiquinho França afirma que “a esperança é a última que morre”, confiante na força de Deus e que Neném Bragança pode, ainda, reverter a situação, ou seja, encontrar forças para continuar lutando pela vida. “Nós vamos fazer esse lançamento com todos os amigos”.

Quem participa do show
Do lançamento de “Som do Mará” em Imperatriz, participam Neném Bragança, Erasmo Dibel, Nando Cruz, Zeca Tocantins, Wilson Zara, Clauber Martins, Xavier de Mayabá, entre outros.
“Portanto, todas as pessoas estão convidadas (os fãs e os amigos do Neném), os artistas, a imprensa de um modo geral, para o evento que visa eternizar a obra deste grande intérprete da nossa música”.
Chiquinho França informa que o CD é composto por treze músicas. Inicialmente, a obra constaria de quinze músicas, mas devido aos problemas de saúde apresentados por Neném Bragança ainda durante as gravações, a ideia teve de ser demovida. “Tive de coletar de um disco dele mais cinco músicas”, assinala Chiquinho França.
Da obra, consta, também, um documentário sobre a trajetória de Neném Bragança. “Não deixe de ir, pegar o seu exemplar, contribuir com o tratamento do nosso Neném, tendo, em áudio e vídeo, a sua obra”, complementa Chiquinho França. “Vai ser um show maravilhoso”.
Xavier de Campos, autor da música “Ave de Arribação”, projetada no cenário musical por Neném Bragança, por meio da sua grave e marcante voz, vai participar.

Quanto custa o trabalho
Os exemplares de “Som do Mará” estão sendo comercializados por R$ 50,00. Mil cópias da obra foram confeccionadas nesta primeira edição.

Serviço
O que: Show “Som do Mará”.
Onde: “Brasileirinho”, às 21h (rua João Lisboa – Centro).
Quando: 16 de dezembro, terça-feira.
Quanto: R$ 50,00.