Por meio da conquista da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, grandes projetos sociais estão sendo desenvolvidos, dando destaque para o Maranhão. É o exemplo do Trilhas e Tons, um dos 35 projetos sociais patrocinados pela Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) via Lei de Incentivo a Cultura, que disponibiliza oficinas de teoria musical aplicadas à música popular.
"Nós estamos muito contentes, pois se tivéssemos apoio como esse de outras empresas, com certeza seríamos outra sociedade. É evidente o poder que um projeto de cultura ou esporte tem de humanizar e fortalecer o sentimento de amor na sua comunidade, além disso, a nossa sociedade é seletiva e seleciona pela educação", explica o coordenador do projeto, Wilson Zara.
Este ano, somente no primeiro semestre, o investimento aos projetos e programas sociais já ultrapassou os três milhões e meio de reais pela Companhia, que pretende continuar com o apoio em programas de educação, geração de renda, inclusão social, esporte e cultura, como é o caso do patrocínio cultural ao Trilhas e Tons.
A ideia do projeto surgiu da parceria de Wilson Zara com o músico e compositor Nosly Marinho Júnior, ambos artistas maranhenses, ao perceberem que nas escolas de música, em geral, a música clássica é o principal foco e a aprendizagem dos instrumentos populares, como violão e teclado, são menos executados. Assim, o público alvo se destina a quem já toca algum instrumento e não teve oportunidade de estudar a base teórica, o que aumenta a compreensão musical, principalmente com as características da música maranhense.
Turnê - O projeto viaja por todo o Estado e divide 20h aula no período médio de uma semana em cada município escolhido. A primeira turma foi recebida em São Luís, onde se consolidou o nascimento do projeto no dia 15 deste mês e recebeu 30 inscritos, entre crianças e adultos, que tem aptidão e gosto pela música.
Esta semana foi a vez do município de Barra do Corda, que recebeu o projeto na Academia de Letras da cidade entre os dias 22 a 26, onde também funciona a escola de música. Logo em seguida, o projeto partirá para Bacabal no período do dia 29 de julho a 02 de agosto.
As demais cidades ainda terão data de realização definida, mas já se sabe que Imperatriz está no roteiro de viagens, o que aumenta a expectativa de Wilson. "Ao final das 20h os alunos participam de uma pequena apresentação e com isso ficamos bastante impressionados com o rendimento deles, até porque você descobre que existem muitos talentos escondidos que só precisam ter um estudo musical aprofundado para se destacarem", explica o coordenador, que espera atender até 300 alunos ao final da primeira temporada do projeto.
O projeto Trilhas e Tons reflete bem o propósito da CEMAR no apoio crescente à cultura maranhense. Para o gerente de Comunicação e Marketing, Carlos Hubert Cardeal, a Companhia "acredita na Lei de Incentivo como uma ferramenta de democratização ao acesso de recursos para projetos que promovam e conservem a cultura do nosso estado". (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14766
Comentários