Criado em 2010 para ser uma ferramenta de difusão da cultura em Imperatriz, o antigo projeto "Sexta às Seis e Meia" agora passa a se chamar "Projeto Seis e Meia". Porém, o nome não é a única reformulação na iniciativa da Fundação Cultural de Imperatriz, que agora será itinerante e integrará outras linguagens artísticas em sua programação.
Segundo Lucena Filho, presidente da FCI, nesta nova fase do projeto a proposta é que os bairros mais distantes do centro também sejam contemplados. "A primeira atividade do projeto será na Praça da União, no bairro Bacuri, e daremos continuidade na descentralização levando a atividade aos bairros periféricos", afirmou o presidente.
Seguindo a proposta de tributos, a primeira edição do projeto em 2013 acontecerá nesta quinta-feira (23) e tem como tema o movimento artístico Tropicália. "Traremos releituras das músicas de grande sucesso do movimento tropicalista apresentadas por bandas imperatrizenses", informou Axel Britto, coordenador do projeto. "Assim como o próprio movimento (tropicalismo), o projeto também será uma convergência de linguagens, onde o vídeo, a dança as artes plásticas e cênicas dialogarão", explicou o coordenador.
A programação terá início às 17h com o professor universitário Alexandre Maciel e o jornalista Fernando Ralfer, que apresentarão uma sequência de músicas da época. Em seguida, às 18h30, as bandas Senzala, Philantropia, Madame Lulu e Melquíades Dissonante se apresentarão no palco, intercalados por apresentações da Escola de Dança Flávia Homobono e Cia de Teatro CEB, com apresentações alusivas ao tema. Simultaneamente, o artista plástico Rubão pintará um painel usando a técnica de grafite e reproduzindo referências iconográficas do tropicalismo, assim como a o vídeo produzido pelo jornalista Fernando Ralfer, que será exibido ao fundo do palco durante todas as apresentações.
Cultura e solidariedade
O premiado artista plástico imperatrizense Edney Silvestre reproduziu em tela, especialmente para o projeto, a tela do álbum "Tropicalia ou Panis et Circencis". Esta tela ficará em exposição juntamente com a tela "Luiz Gonzaga", também de autoria de Edney Silvestre, que será sorteada no evento. Para participar do sorteio, os interessados deverão levar 1 quilo de alimento não perecível, que serão destinados a uma entidade beneficente da cidade. (Antonio Fabricio - ASCOM)
Comentários