As gravações partiram do Cais do Porto até a exposição fotográfica na Praça Mary de Pinho

Com o objetivo principal de promover o turismo, mas também chamar a atenção das autoridades para a crescente devastação das matas ciliares dos rios, integrantes do projeto Rios Maranhenses estão percorrendo várias regiões do Estado fazendo um documentário que será exibido brevemente na TV Difusora-SBT.
Na região tocantina a equipe, composta por 12 profissionais, entre cinegrafistas, repórteres, fotógrafos, diretores de fotografia e de produção, gravou com ambientalistas e quilombolas no município de Carolina dando ênfase ao Rio Farinha, suas cordilheiras, bem como ao lago de Estreito, ouvindo pescadores e ribeirinhos.
Em Carolina, a equipe foi recepcionada pelo ambientalista Dejacy Rego, que falou de suas ações como superintendente do Parque Nacional da Chapada das Mesas. A equipe também visitou e documentou as cachoeiras do Prata, São Romão e do Itapecuru, além de percorrer trechos do rio Tocantins.
Em Imperatriz, na última quarta-feira (5), a equipe da produtora Têmdendê, que tem sede em Salvador (BA), foi ciceroneada pelo jornalista e ambientalista Domingos Cezar, diretor da Fundação Rio Tocantins - Memorial do Pescador - FRT. As gravações do documentário percorreram o Cais do Porto, Beira Rio, Iate Clube e trecho do rio Tocantins.
Ao documentário, Domingos Cezar discorreu sobre as ações desenvolvidas pela Fundação Rio Tocantins durante todos esses anos, na tentativa de conscientizar as pessoas da necessidade de se preservar o rio Tocantins e seus afluentes. O depoimento do ambientalista emocionou toda a equipe ao demonstrar tanto amor pela causa ambiental.
O projeto Rios Maranhenses teve em Imperatriz a parceria da Fundação Rio Tocantins e o apoio logístico da Unidade do SEBRAE/Imperatriz e Prefeitura Municipal de Imperatriz. Esse apoio logístico consistia em hospedagem, alimentação e transporte terrestre e fluvial dos integrantes da equipe.
Com a direção geral de Kadu Pereiva, direção de fotografia de Eduardo Moody e diretor assistente Anderson Meneses, a equipe da Têmdendê Produções trabalhou com três captações de vídeos e duas de fotografia. O resultado da passagem pela região tocantina foi uma exposição fotográfica no início da noite na Praça Mary de Pinho. (Assessoria/FRT)