Imperatriz receberá no próximo dia 22 de agosto o primeiro posto do ECOCEMAR. O projeto desenvolvido pela Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) consiste na troca de material reciclável por descontos na conta de energia elétrica. Quem passa pela BR-010 na frente da sede da Companhia já pode ver onde ficará o posto de coleta. O ECOCEMAR trabalha com a destinação do resíduo à indústria de reciclagem e difunde a cultura da coleta seletiva e ações conscientes sobre a preservação do meio ambiente.
O ECOCEMAR chega em Imperatriz após dois anos de sucesso do projeto em São Luís, onde foi implantado em 2011 e os resultados não deixam dúvidas de que o ECOCEMAR veio pra ficar. Do início do projeto até agora já foram mais três mil toneladas de resíduos coletados; 14.733 clientes que receberam bonificação em suas contas de luz. Isso resulta em: 69.173 árvores não foram cortadas; 148.716.00 litros de água economizados; 647.127.988 Kg de minério de ferro economizado; e 14.805 Mwh economizados.
A fim de divulgar o projeto e despertar a população para a importância da correta destinação dos resíduos, a Companhia vem realizando em escolas, associações de moradores, igrejas, entre outros locais, uma série de palestras apresentando o projeto e, ao mesmo tempo, tirando dúvidas sobre o assunto. Os bairros que já receberam estas atividades foram o Conjunto Vitória e Vila Davi II.
Para participar do ECOCEMAR é simples: faça a coleta seletiva em sua residência, separando Plástico, Papel e Metal, levando em seguida ao posto de coleta para serem pesados; atente para os materiais/resíduos recebidos pelo ECOCEMAR, para não ter de levar de volta para casa os resíduos que estão fora da lista; cada resíduo é pesado separadamente e, considerando o preço de mercado de cada um, é calculado o bônus a ser creditado na conta de energia. Confira na sua conta de energia o bônus ECOCEMAR a partir dos canhotos recebidos no ato da coleta com o detalhamento de cada troca e usufrua desse benefício. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14779
Comentários