Que o suicídio é um assunto preocupante, praticamente ninguém duvida. Mas o tema tem se tornado mais grave ainda quando se pensa nos jovens. No mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, estima-se que ocorram 800 mil mortes decorrentes de suicídio (dados de 2015). O cálculo é de que, a cada 40 segundos, uma pessoa cometa suicídio em alguma parte do planeta, e a maior parte desses envolvidos tem entre 15 e 29 anos. A OMS ressalta, ainda, que 80% desses envolvidos enviam sinais em busca de ajuda.
E é justamente oferecer ajuda que motivou o projeto Quebrando o Silêncio, iniciativa da Igreja Adventista no combate à violência, a eleger o suicídio como tema do ano para produção de materiais e ênfase nas ações ostensivas em vários países. Normalmente, no final de agosto (último sábado do mês), várias atividades do projeto ocorrem, embora haja ações ao longo do ano. Em 2018, a ideia é trabalhar a orientação sobre causas do suicídio e formas de prevenção.
A revista do projeto, que é distribuída gratuitamente impressa e disponibilizada de forma digital, apresenta, por exemplo, uma entrevista com a psicóloga Simone Bohry. A profissional afirmou que 90% dos suicídios podem ser evitados.
A coordenadora sul-americana do projeto Quebrando o Silêncio, Marli Peyerl, afirma que é fundamental uma conversa franca nas famílias, na sociedade em geral, para que o problema possa ser enfrentado adequadamente. “É por isso que estamos investindo em revista, vídeos, materiais promocionais em geral e sugerimos a realização de fóruns ou debates para que o tema seja discutido com a seriedade que merece”, comenta a líder.
Lei Municipal do Quebrando o Silêncio em Imperatriz
Este ano, em Imperatriz, o Projeto Quebrando o Silêncio ganhou ainda mais destaque em reconhecimento pela sua relevância para a população. Em 26 de junho foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 1742/2018, que institui o Dia Municipal do Quebrando o Silêncio (último sábado de agosto), consolidando ainda mais a parceria da igreja com órgãos competentes da cidade.
Anualmente, na semana do projeto, escolas municipais e privadas são contempladas com palestras educativas e materiais impressos para o público infantil e adulto. O conteúdo é apresentado em Power point por psicólogos, assistentes sociais, pastores, professores dentre outros profissionais, de forma didática e interativa.
Além da semana de palestras, haverá passeio ciclístico e uma carreata que percorrerá as principais avenidas de Imperatriz, conscientizando a população sobre as doenças psicossomáticas e o combate ao suicídio, objetivando que as vítimas desses transtornos busquem ajuda imediata.
Interessados em conhecer mais sobre o projeto Quebrando o Silêncio, ou queira conhecer os materiais promocionais da campanha, pode acessar o site ”www.quebrando osilencio. org. (Assessoria de Imprensa - Simone Joe)
Agenda de atividades em Imperatriz:
20 a 24.08 – Palestra com psicólogos, assistentes sociais, professores, advogados, pastores, dentre outros profissionais, em escolas públicas e privadas de Imperatriz
21.08 (Terça-feira) – Passeio Ciclístico às 19h30min – Largada Bodim (B. Sayão) – Chegada Beira Rio – Participação da Banda do 50º BIS e grupos de ciclistas de Imperatriz
25.08 – (Sábado) Carreata às 16h. Participação dos motoclubes de Imperatriz, Jipe Club e show infantil com a Turma do Nosso Amiguinho na Beira Rio, local da chegada por volta das 18h
Comentários