“Harmonia no trânsito: pratique essa ideia”. Este é tema da campanha que a empresa Motoca lançou nessa terça-feira, 27 de setembro. O projeto foi apresentado na Fuji Motors, na BR-010, e contou com a participação do secretário municipal de Trânsito, José de Ribamar Alves, o Cabo Jota Ribamar, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e empresários de diversos segmentos. A campanha pretende incentivar as pessoas a exercerem sua cidadania promovendo um convívio mais amigável no trânsito.
Durante o lançamento, foram distribuídos kits com camisetas, cartilhas explicativas sobre a campanha e sobre educação no trânsito, além de adesivos para carro e moto. Para participar do projeto, a empresa deve se cadastrar na loja da Motoca, na BR-010, onde será explicado o roteiro da campanha.
De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Maranhão (DETRAN/MA), existem 47.205 motocicletas em circulação atualmente em Imperatriz. Simultaneamente ao aumento da frota, cresce também o índice de acidentes que têm como principais causas imprudências, como embriaguez e falta de manutenção adequada das motocicletas.
“Não são os veículos que são perigosos, são as pessoas que os conduzem que os tornam inseguros”, destacou a gerente administrativa da Motoca, Isabella Brito. De acordo com ela, o projeto Harmonia no Trânsito será uma campanha permanente da empresa e das parceiras que aderirem.
Dados da Polícia Rodoviária Federal apontam que em 2011 ocorreram 592 acidentes nas rodovias da região tocantina; destes, 68 resultaram em morte. Vendo a necessidade de expor e conscientizar a população sobre esses números é que foi criada a campanha Harmonia no Trânsito.
Segundo o diretor presidente da Motoca, Fernando Batista do Amaral Brito, a Honda, e por consequência, a Motoca, tem como filosofia oferecer além de produtos de qualidade e tecnologia a seus consumidores. “Procuramos proporcionar a eles a consciência de utilizá-los com segurança, desenvolvendo iniciativas que promovam um trânsito mais harmonioso para motoristas, motociclistas e pedestres”, ressalta.
Na ocasião, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, elogiou a iniciativa. “Espero que outras empresas venham aderir a esta campanha, que é um exemplo a ser seguido nacionalmente. É necessário ter projetos como este para que haja uma maior educação no trânsito”, destaca. (Palavra Assessoria de Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14215
Comentários