Buscando democratizar o acesso a diversos bens culturais, aproximando alunos das escolas públicas com os valores e atores da nossa cultura, a Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) promove o projeto Nossa Arte nas Escolas. Em seu terceiro ano de existência, a iniciativa já contemplou mais de 50 escolas de diversos bairros da cidade e, nesta semana, esteve no povoado de Petrolina, realizando suas atividades.
Além de Nenêm Bragança, que cantou os maiores sucessos da música imperatrizense e brasileira, os escritores Livaldo Fregona e Gilmar Pereira se fizeram presentes na atividade, este último autografando o livro “O Camaleão que queria ser gente”, que foi distribuído entre os alunos que participaram das apresentações. “A ideia não é só levar os artistas, mas também incentivar os alunos à prática e ao gosto pela arte. As apresentações dos alunos cantando ou lendo poesias é o ponto alto da atividade”, afirma Zeca Tocantins, coordenador do projeto.
Diretamente ligada à proposta do Nossa Arte nas Escolas, a Vara da Infância e Juventude, capitaneada pelo juiz Delvan Tavares, também se fez presente na escola. Através de intervenções educativas, o comissariado participou ativamente da atividade falando sobre o Estatuto da Criança e Adolescente. Segundo Lucena Filho, presidente da FCI, esta e outras parcerias são importantes para poder otimizar os resultados obtidos com a iniciativa. “Sabemos que, quanto mais distante do centro, mais as pessoas estão distantes dos seu direitos e é pensando nisso que nós estamos nos deslocando até esse povoado e, junto com a Vara da Infância, estamos aproximando eles dos seus direitos”.
Além dos livros distribuídos, o projeto entregou para a escola um KIT multimídia, com músicas, obras e um projeto pedagógico orientando professores e coordenadores de como trabalhar a arte no dia a dia da escola. “Temos uma proposta pedagógica interdisciplinar que levará ao debate da cultura e dos direitos das crianças para dentro do conteúdo programáticos dos professores”, explicou a coordenadora Núbia Ângela. (Comunicação)