Domingos Cezar
A diretoria da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) recebeu, na terça-feira (7), os 96 trabalhos escolhidos entre os mais de 2.400 concorrentes entre alunos do ensino fundamental e médio de João Lisboa. Os textos compõem o projeto "Ler, Escrever e Pensar - Conscientizar para transformar", do Ministério Público da vizinha cidade, e baseiam-se no livro Nobre Deputado, do escritor Márlon Reis.
Idealizado pela promotora de justiça Maria José Lopes, o projeto tem como público alvo alunos do ensino fundamental e médio, envolvendo 20 unidades de ensino do município de João Lisboa, com mais de 2.400 trabalhos, dos quais foram selecionadas 96 redações. Membros da Academia de Letras terão a responsabilidade de apontar os três primeiros colocados.
O projeto tem como objetivo principal fomentar mecanismos de multiplicação de conhecimentos no que se refere à educação prevista no Art. 205 da Constituição Federal de 1988 e legislação correlata, através da leitura, da escrita e do pensamento crítico de todos os cidadãos de João Lisboa. "Isso acontece por intermédio de alunos integrantes de cada família, considerados multiplicadores", afirma a promotora.
Na reunião ordinária da última quinta-feira (9), a acadêmica Edna Ventura e o presidente da AIL, Luiz Carlos Porto, fizeram a distribuição dos trabalhos dos alunos, para que os acadêmicos possam fazer sua avaliação e julgamento. Na reunião da próxima quinta-feira (16), todos entregarão os resultados, com os respectivos julgamentos, para serem entregues à coordenação do projeto, no caso o MP de João Lisboa.
A Academia Imperatrizense de Letras tem como prazo final da entrega dos resultados o dia 20 de junho. Ficou estabelecido entre os membros os critérios do julgamento da melhor maneira possível para que o resultado seja o mais justo possível. Os três vencedores deverão concorrer ao disputado prêmio nacional Inovare, razão porque existe um clima de ansiedade por parte de alunos e professores, no que diz respeito à escolha dos três primeiros lugares.
Eleição - A eleição para preenchimento das cadeiras deixadas pelos saudosos confrades João Rennôr de Carvalho e Neneca Motta Melo tem previsão de acontecer em meados de agosto. Alguns candidatos já fizeram sua inscrição, caso do professor Marcos Fábio Belo; outros vieram pessoalmente fazer sua inscrição, entre estes os escritores Luís Gonçalves e Valdizar Lima e a professora e escritora Franceli Feitosa. As inscrições se encerram dia 15 de agosto.
Comentários