A ação foi realizada nessa segunda-feira (31) por estudantes do curso de Farmácia da FACIMP

Conscientizar sobre os efeitos tóxicos das drogas e do álcool foi o objetivo da visita do “Projeto Juntos pelo Bem” à Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), nessa segunda-feira (31). Uma iniciativa do curso de Farmácia da Faculdade de Imperatriz (FACIMP).
Na ocasião, foi ministrada uma palestra sobre educação em saúde, segundo a coordenadora do projeto Talita Pinho, professora do curso de Farmácia. “Trouxemos para a FUNAC uma palestra sobre saúde, com foco nos efeitos negativos da droga e do álcool. O objetivo é para que eles possam refletir e, ao voltar ao convívio da sociedade, tentem mudar seus atos”.
Uma ação que pode trazer efeitos benéficos aos internos, segundo o diretor da FUNAC, Rafael Nascimento. “Temos buscado parcerias com instituições de ensino para oferecer um cumprimento de medida mais humanizado. Esse trabalho desenvolvido sempre é bem vindo, pois vem a somar no acompanhamento do adolescente. Quando plantamos uma semente, acreditamos em uma possível mudança”, ressalta.
Uma experiência enriquecedora também para os estudantes que participaram do movimento. “Esse projeto nos oferece uma riqueza social muito grande, tanto na vida acadêmica quanto como pessoal. Trazer isso para a nossa realidade é de suma importância para o nosso convívio interpessoal, e no futuro, como profissional”, garante a estudante Priscila Brasil.
O projeto - O projeto Juntos Pelo Bem faz parte de uma disciplina oferecida no curso de Farmácia, como explica a professora Talita Pinho. “Temos uma matéria no 7° período que se chama Projetos Comunitários. O objetivo é trazer o acadêmico, com sua base teórica, para fazer ações com a comunidade. Uma forma de enriquecer o aluno e fazer a integração da teoria com a prática”.
Desde o início do ano, o projeto promove visitas a diversas instituições. “Já fomos à Ampare e Casa do Idoso. Temos visitas agendadas ao Lar São Francisco e casas de usuários de drogas, entre outras ações previstas até o fim do semestre”, informa a coordenadora. (Hyana Reis)