O lançamento, realizado no Centro de Convenções, contou com a participação da classe empresarial e industrial de Imperatriz

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) lançou, na quinta-feira (15), em Imperatriz, o projeto “Inovação Indústria: oportunidade de consultoria”. A iniciativa é resultado do convênio nacional firmado entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em parceria com a FIEMA, o SEBRAE-MA e com apoio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF). O lançamento ocorreu no Centro de Convenções de Imperatriz, e contou com a presença da classe empresarial e industrial da cidade.
“Esse projeto age com foco bem interessante dentro das empresas por iniciar na gestão e passar por produtos, processos, marketing e outras áreas. Atualmente, investir em inovação dentro das empresas tornou-se algo essencial para a sua sustentabilidade no mercado, pois é por meio de inovações que as empresas acessam novos mercados, aumentam suas receitas, realizam novas parcerias e agregam conhecimento e valor as suas marcas. E o que vemos aqui hoje, foram empresários que buscam essas alternativas, o que fez do encontro algo proveitoso e bem produtivo, e a de adesão foi algo fantástico”, destaca Gilberto de Jesus Matos, da Coordenadoria Técnica Executiva da FIEMA e gestor do projeto.
Com duração de 10 meses, por meio de 140 horas de consultoria em gestão de inovação e empresarial, o projeto tem por objetivo avaliar os benefícios no processo de produção, aumentar a produtividade e reduzir custos, além de verificar a forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Serão beneficiadas com a iniciativa micro e pequenos empresários industriais das áreas de construção civil, alimentação e bebidas, metalmecânica, madeira e movelaria.
Durante a apresentação do projeto, foram destacados a importância de inovar diante do mercado e como essas inovações podem gerar vantagens a médio e longo prazo, além das etapas aplicadas no processo. Em Imperatriz, 10 empresas serão beneficiadas contarão com o subsídio de R$ 22 mil, disponibilizados com a consultoria. Para isso as empresas precisarão investir com recursos próprios apenas R$ 1.000, que pode ser parcelado em até 6 vezes sem juros.
Empresário na área de móveis tubulares, Lucas Sarmento diz que a iniciativa veio em boa hora. “Por estarmos em um mercado tão competitivo, que passa por um momento difícil, necessitamos de inovação e acompanhamento para que possamos desenvolver e melhorar no mercado. Essa é um atitude louvável e um ponto muito positivo dentro do nosso Estado, por incentivar e permitir que as pequenas e médias empresas participem de capacitações, inovações, programas e projetos como esse, promovido por importantes órgãos que nos auxiliam no crescimento e desenvolvimento de nossas atividades”, declarou Lucas.
A cerimônia de lançamento, realizada durante a 16º Feira da Indústria e Comércio de Imperatriz (FECOIMP), que traz como tema “Superando e Inovando”, faz jus ao nome do projeto que pretende auxiliar na inovação e na competitividade das empresas maranhenses. O projeto também será lançado em São Luís, dia 21 de setembro. Na oportunidade, serão beneficiadas 20 empresas da capital.