Alunos de escolas municipais participaram das ações do projeto da Aged

O Projeto Fazendo Educação, desenvolvido pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), se destaca na Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) pelo segundo ano consecutivo.
Como parte da programação das Expoimp, nessa quarta (11) e quinta-feira (12), por meio de teatro de fantoches, a equipe da Coordenadoria de Educação Sanitária e Comunicação da Aged abordou temas relacionados à febre aftosa para os alunos da rede pública de ensino.
As apresentações do projeto tiveram como público alvo 48 crianças, na faixa etária entre 5 e 11 anos, da Escola Municipal Tiradentes/Escola Fraternidade, e cerca de 25 alunos da escola Municipal Laurentino, do município de João Lisboa.
A ação contou com a participação dos voluntários do Colégio Militar Tiradentes de Imperatriz e também com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que disponibilizou o lanche para as crianças. Também houve o apoio do Comando do 2º Esquadrão de Polícia montada.
A coordenadora de Educação Sanitária da Aged, Fernanda Albuquerque, informou que o Projeto Fazendo Educação é realizado nos eventos agropecuários maranhenses. “Além de trabalhar com crianças, em alguns eventos, nós também ministramos palestras para tratadores de animais e produtores, abordando temas relacionados à brucelose, febre aftosa e outras doenças. Neste evento, especificamente, estamos abordando apenas o tema da aftosa”, explicou a coordenadora.
O responsável pelo projeto nesta edição em Imperatriz, o soldado Raimundo Silva Lima, ressalta que a ação é voltada aos alunos da rede municipal e que boa parte dessas crianças é carente. “O grande enfoque é a oportunidade delas vivenciarem algo que nunca tiveram antes e mesmo sendo ainda crianças, já podem compreender as questões que são abordadas pela equipe da Aged de uma forma lúdica e assim guardarem na mente para mais tarde, quando adultos, colocarem em prática o que lhes foi ensinado” afirmou o Soldado Lima.

Aged
A Aged tem como missão exercer a defesa sanitária animal e vegetal, assegurando a oferta de produtos de qualidade e contribuir para a preservação da saúde pública e do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população.
Estiveram presentes à Expoimp o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Claudio Azevedo, que participou da cavalgada, e o diretor geral da Aged, Fernando Lima. (Rita Cardoso)