Conscientizar sobre o respeito às leis de trânsito com o intuito de salvar vidas e evitar sofrimentos para quem perde um ente querido estão entre os objetivos do projeto Educação para o Trânsito, lançado na Escola SESI Marly Sarney, na quarta-feira (11), em Imperatriz. A iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI-MA), entidade do Sistema FIEMA, é uma parceria com a Campanha SOS Vida, que desenvolve educação para o trânsito para crianças e adolescentes em idade escolar e se estenderá até setembro.
"O projeto será desenvolvido dentro da carga horária dos alunos que diante do material didático irão debater junto aos professores sobre os principais problemas que atingem o trânsito. Na culminância do projeto, marcada para o dia 25 de setembro, os alunos serão desafiados a realizar ações que ajudem a minimizar os problemas relacionados ao trânsito da nossa cidade", destaca a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar.
Durante cinco meses, alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio terão aula com temas relacionados aos problemas mais comuns no trânsito, apontados como causadores de acidentes, que estão sugeridos em um guia didático, que será trabalhado em sala de aula pelos professores. Logo após a disseminação de informações, os alunos serão desafiados a mudar a realidade a sua volta e realizarão pit stop, blitz, além de identificar e propor mudanças no trânsito, de acordo com a realidade local.
Giovana Barros, aluna do 8º ano, conta como o projeto pode auxiliar para a melhoria do trânsito. "Acho bem importante que a gente receba essas informações desde cedo sobre as leis de trânsito. Estamos bem ansiosos, porque além de propor soluções, nós também vamos poder conscientizar outras pessoas".
O secretário de Trânsito Municipal, Leandro Braga, esteve presente no lançamento e destacou a importância do projeto. "Ficamos felizes em perceber que não é só a Secretaria de Trânsito que tem se preocupado com o trânsito da nossa cidade. Essas iniciativas serão muito positivas no futuro, com trânsito mais seguro, a diminuição de acidentes e mortes porque, hoje, para se ter uma ideia, na maioria dos leitos ocupados no Hospital Municipal há pessoas que sofreram acidentes".
O projeto também já está em andamento nas escolas do SESI de São Luís e Bacabal. Em Imperatriz, o lançamento da campanha 2018 foi realizado pela orientadora pedagógica da escola SESI, Eline Pedrosa, com a presença dos estudantes, do secretário de Trânsito de Imperatriz, Leandro Braga, da gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar, e do vereador Adhemar Freitas Junior.
Comentários