Com pouco mais de um ano de funcionamento, o primeiro posto do projeto já arrecadou mais de 133 toneladas de resíduos

Nesta quarta-feira, dia 10, a Cemar inaugura o segundo posto de coleta do projeto ECOCEMAR na cidade de Imperatriz, desta vez no bairro do Bacuri. O projeto consiste na troca de resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica, com destinação organizada do material à indústria de reciclagem.
O primeiro posto, inaugurado há pouco mais de um ano, já destinou mais de 133 toneladas de resíduos para a indústria da reciclagem. Com resultados tão expressivos, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) instala agora o segundo posto, que ficará localizado no 3º Batalhão da Polícia Militar, situado na Rua Leôncio Pires Dourado, nº 753, bairro Bacuri.
O projeto já existe em São Luís, desde 2011, e até o momento só trouxe benefícios ao meio ambiente, educando a população para o consumo sustentável por meio da coleta seletiva. Foi assim que mais de 6 mil toneladas de resíduos recicláveis foram arrecadadas em três anos de projeto, o que representa 97mil m³ de água economizada, mais de 121 mil árvores não cortadas e mais de 26.300 Mwh de energia economizados.

Desconto
Ao todo, somente em Imperatriz, já foram mais de 10 mil reais de desconto na conta de energia cedido em troca de resíduos recicláveis ao projeto.
Clientes de baixa tensão, residenciais, de toda a área de concessão da CEMAR têm a opção de doar para instituições filantrópicas. Clientes comerciais ou industriais não podem acumular descontos para sua própria conta de energia, mas podem doar o resíduo de seus processos e direcionar o bônus gerado para uma instituição beneficente ou para qualquer unidade consumidora residencial.

Funcionamento
1. O cliente com a sua fatura de energia em mãos deverá ir ao posto de coleta, e solicitar seu cartão ECOCEMAR e receber na hora;
2. Este, em seguida, receberá instruções sobre os tipos de resíduos recebidos no ECOCEMAR. O cliente fará na sua casa a separação dos resíduos e em seguida levará ao posto de coleta para realizar a troca por bônus na conta de energia;
3. No posto de coleta o atendente irá pesar, separadamente, cada resíduo, por tipo e classe, gerando-se no final um bônus a ser creditado na fatura de energia;
4. Ao final, cada cliente receberá um comprovante da transação realizada identificando o valor do bônus, a ser conferido junto a sua fatura de energia;
5. No caso de doação do bônus, em cada posto existe uma lista de entidades beneficentes e/ou sem fins lucrativos, assim o cliente que desejar doar seus bônus pode direcionar a umas destas entidades ou mesmo indicar uma entidade de sua preferência. Para isso deve ser indicado o número da unidade consumidora da entidade. (Assessoria de Imprensa da Cemar)

Materiais recebidos

PAPEL BRANCO
PAPELÃO
JORNAL
LIVROS
REVISTAS
PAPEL MISTO
BATERIA DE CELULAR
PILHAS
APARELHO CELULAR
BRONZE
AÇO INOX
ALUMÍNIO
FERRO
CHUMBO
PET
PLÁSTICOS DIVERSOS
FILME
TETRA PAK
ÓLEO DE COZINHA