O Projeto Horticultura e Agroecologia em Imperatriz, desenvolvido pelo Sebrae, foi encerrado na última quinta-feira (28), com o Woprkshop Rural, após três anos de funcionamento. O projeto deixou como um dos mais importantes frutos de suas atividades a Cooperativa de produção, comercialização e industrialização de Hortifrutigranjeiros de Imperatriz (COOPIHORTI).
O Workshop Rural foi promovido pelo Sebrae para, além de encerrar as ações, apresentar os resultados alcançados pelo projeto: além da criação da cooperativa, foi promovida também a capacitação dos beneficiários, através das consultorias Sebratec, realizadas pelo Instituto Aequitas de São Paulo.
Durante o evento, a presidente da COOPIHORTI, Rosa Maria Barros, destacou a importância dos esforços do Sebrae para a criação da cooperativa, que hoje atinge 17 municípios da região Tocantina e possui mais de 70 pessoas cadastradas.
"O Sebrae nos mostrou, através das consultorias e capacitações promovidas pelo projeto, o que era o cooperativismo e as diversas vantagens e facilidades desse tipo de trabalho em grupo. Além de nos incentivar, o Sebrae nos deu total apoio na criação da cooperativa", ressaltou a presidente da cooperativa.
Segundo Rosa Maria Barros, será inaugurado, hoje (5), em Imperatriz, o espaço coletivo para comercialização dos produtos produzidos pelos integrantes da cooperativa. O espaço funcionará na Rua Godofredo Viana, 1009.