O projeto Inseticida natural à base das folhas de hortelã e manjericão: abordagem fitoquímica de biocontroladores com potencial formicida e mosquicida II, desenvolvido pelos pesquisadores Allison Daniel Fernandes Coelho Souza, aluno da Escola Santa Luzia, e Joelbe José Sousa de Almeida, professor da Universidade Estadual do Maranhão e da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão, ficou com o segundo lugar na categoria Ciências Animais e das Plantas, na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).
O projeto também ganhou a credencial para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciência e Engenharia (INTEL – ISEF), que será realizada em maio de 2012 em Pittsburgh – EUA. Essa feira é a maior competição científica do mundo para estudantes do pré-universitário.
Durante a cerimônia de premiação da Mostratec, os projetos de destaque no evento foram condecorados tanto por área de conhecimento quanto por credenciamentos, além dos prêmios institucionais. Os projetos de Imperatriz, mais uma vez, estavam ali presentes:
PROJETO INSTITUIÇÃO PRÊMIO
Concreto polímero de polietileno tereftalato feito por aquecimento – Ecoconcreto de pet IFMA CAMPUS IMPERATRIZ Participação na Mostra Científica, em Trujillo – Peru, em Outubro 2012.
A utilização da fibra do coco verde (cocos nucífera) como biofertilizante. ESCOLA ESTADUAL TANCREDO NEVES Participação na MILSET – América Latina – Assunção – Paraguai, Julho – 2012.
Materiais alternativos como instrumentos de ensino e aprendizagem em química. ESCOLA EST. EDSON LOBÃOUNISULMA Participação na MILSET – América Latina – Assunção – Paraguai, Julho – 2012.
MOSTRATEC
Realizada durante a última semana (24 a 28 de outubro), a 26ª edição da Mostratec, que aconteceu em Novo Hamburgo-RS, contou com a participação de mais de 300 projetos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento do Brasil e de mais 20 países de todo o mundo. Os trabalhos seguiam a linha de ideias inovadoras e busca por responder diversos questionamentos do dia-a-dia.
Mais uma vez, o Maranhão foi representado por diversos projetos de pesquisa de escolas públicas e privadas de Imperatriz, reafirmando assim a função de polo de pesquisa que a cidade vem desenvolvendo desde 2007, principalmente com a fundação do Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina. Este que vem promovendo formações e eventos na área de formação e divulgação científica na região, bem como dando apoio e credenciais para apresentação das pesquisas desenvolvidas na Região Tocantina em diversas feiras de ciências no Brasil e no mundo.
Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina
O Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina é uma organização fundada por profissionais de educação de diferentes instituições de diferentes naturezas, pública ou privada, e de diferentes esferas de atuação, municipal, estadual e federal, que busca popularizar ciências em nossa região.
O Núcleo, fundado em 2007, tem como carro chefe a realização da Feira de Ciências e Tecnologia – Sul do Maranhão (Fecitec), evento que reúne alunos e professores do Brasil e do exterior para apresentação de pesquisas. Como apoio a esse movimento, o Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina vem trazendo para Imperatriz profissionais renomados na história da pesquisa jovem para a devida capacitação de nossos professores. E o resultado desse apoio é os alunos de Imperatriz como destaques no cenário nacional da pesquisa jovem e também em importantes eventos internacionais. (Alan Milhomem / Alessandra Ferreira / Wallikson Diniz)
Comentários