Projeto do maranhense, Helberth de Oliveira, reforça o compromisso de entregar biocombustíveis econômicos e 100% substitutos de combustíveis fósseis, a Byogy ficou satisfeita com a escolha da Avianca Brasil, que selecionou o seu processo totalmente renovável de produção de biocombustível de aviação - Byogy Renewables Alcohol to Jet (ATJ) - para fornecer o seu combustível alternativo, de baixo carbono e não agressivo ao meio ambiente no futuro.
"O caminho para obter o certificado de um combustível alternativo de aviação e para atingir um volume em escala comercial é desafiador e longo. A Avianca é a parceira ideal para esta longa jornada", disse Helberth de Oliveira, autor e idealizador do Projeto no Brasil.
Empresa aérea que mais cresce no Brasil, a Avianca opera uma das mais novas e modernas frotas de aeronaves na América Latina. O Brasil, líder mundial na produção de etanol derivado de cana de açúcar, pode se transformar também num líder mundial na indústria de combustível de aviação sustentável e renovável utilizando o processo de produção da Byogy começando no Maranhão e abrangendo toda região nordestina do Brasil.
A Avianca selecionou o modelo Airbus A319, que utiliza as turbinas CFM56, fabricadas pela CFMI (uma parceria entre General Eletric e SNECMA da França), como a aeronave de sua frota que será utilizada pela Byogy para testes avançados e para o fornecimento de dados que serão utilizados no processo de especificação do ATJ (Álcool para Jato), atualmente sendo analisado e avaliado pela organização global ASTM, responsável pela certificação global de especificações de produção de combustíveis de aviação.
De acordo com Helberth Oliveira, o custo de produção de açúcar de agave é de US $ 0,07 por libra, o que produz biocombustível de aviação custa US $ 2,50 por USG. Oliveira afirma que esse custo de combustível é menor do que as companhias aéreas do Brasil estão pagando hoje pelo combustível para fóssil entregue nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos para vôos domésticos, reduzindo para US $ 0,05 por libra dentro de 5 anos.
Como diretriz, o custo estimado é de US $ 80 milhões para construir, instalar e colocar o processo de conversão catalítica da Byogy em operação em uma usina de etanol no Brasil, capaz de produzir 50 MLY de Combustíveis de Substituição Completos e, o Maranhão é forte candidato para receber o projeto, criando assim mais emprego para os maranhenses que tanto estão necessitando.
"AusAgave e Byogy estão disponíveis para participar de uma reunião no Maranhão para apresentar nossas equipes e abordar questões abertas sobre a introdução de agave adaptado ao Brasil e a instalação do processo de conversão catalítica da Byogy em uma usina selecionada para produzir Combustíveis de substituição completos", conclui Helberth de Oliveira. (Domingos Cezar)
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