Domingos Cezar
Promovido pela Biblioteca Municipal Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi realizado com sucesso o projeto de leitura ‘Amigos do Livro’, na Semana da Biblioteca. O evento aconteceu no período de 23 a 29 de outubro, em referência ao Dia Nacional do Livro.
Sob a coordenação da professora Walquíria Lima, o evento movimentou professores e estudantes de escolas da rede municipal de ensino, a exemplo das escolas Frei Manoel Procópio, Professor Telasco Pereira Filho (Siad), Giovanni Zanni e Escola Tocantins, contando, ainda, com a participação de autores da terra e convidados.
A coordenadora esteve pessoalmente na Academia Imperatrizense de Letras (AIL), ocasião em que convidou todos os membros a se fazerem presentes ao evento artístico e literário, que se realizou nas dependências da biblioteca pública e na Praça Frei Manoel Procópio.
Durante toda a semana, realizou-se exposição de livros diversos, dramatização, história e cuidados com o livro, formação de grupos para atividades lúdicas, roda de leitura com orientação dos monitores e momentos de contar e escutar histórias, por parte de alunos e professores.
A programação contou, ainda, com atividades que possibilitam os participantes a brincar com as palavras, competição de leitura com trava língua, adivinhas, utilização de cartazes que contemple a leitura e biografia de autores da terra. O espaço esteve aberto para todas as escolas.
Um dos mais requisitados e respeitados autores da literatura infantil, o escritor Gilmar Pereira acredita que são espaços como estes que possibilitam as crianças e adolescentes a conhecerem e passar a admirar os escritores locais. “Nós buscamos essa proximidade dentro do projeto Nossa Arte nas Escolas”.
Outro veterano da Academia e o maior produtor de livros desta cidade, o escritor Livaldo Fregona compartilha da opinião de Gilmar Pereira. O escritor romancista elogiou a ação da professora Walquíria Lima, ressaltando a importância do projeto para a literatura local.
Dia do Livro
O dia 29 de outubro, quando encerrou a programação, foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro porque, nesse dia, no ano de 1810, o Brasil ganhou sua primeira biblioteca, a Real Biblioteca Portuguesa que, ao ser transferida para o Brasil, se tornou a Biblioteca Nacional. O acervo era composto por cerca de 60 mil peças, incluindo livros, mapas, estampas, manuscritos, moedas e medalhas.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14548
Projeto de leitura promovido pela biblioteca foi um sucesso
O evento foi muito elogiado por escritores locais
Comentários