O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), através do Programa Saúde na Escola (PSE), participou da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, nos dias 13 a 15 de março de 2014 em Brasília/DF.
Valdina Aguiar, que coordena ações do projeto, explica: "Entre cinco mil inscritos, foram aprovados dois trabalhos com os temas: 'IV Concurso literário da prevenção: O que adolescentes e jovens sabem sobre sexualidade? Modalidade oral' e 'Adolescentes e jovens: em um diálogo sistematizado sobre sexualidade', por meio de exposição de painel de experiências. Representamos muito bem o município de Imperatriz, estando entre os trezentos trabalhos contemplados para a mostra, mostrando que as ações do 'Saúde e Prevenção nas Escolas' de Imperatriz têm sido destaque em todo o país".
A equipe do SPE/Imperatriz é composta por profissionais que desenvolvem ações com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. São elas: Valdina Aguiar - coordenadora do projeto/professora, bióloga, psicóloga e sexóloga; Maria Edileuza - assistente social e enfermeira; Elisângela Balbino - pedagoga e enfermeira e Maria Elinete - pedagoga. Na mostra, a equipe do projeto foi representada na mostra em Brasília por Maria Edileuza e Valdina Aguiar.
O "Saúde e Prevenção nas escolas" desenvolve ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens em todas as unidades escolares que integram a rede municipal de Imperatriz, com o objetivo de contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.

Sobre o evento
A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família é um evento que valoriza as experiências cotidianas e estimula o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil. Envolveu saúde e educação proporcionando espaços de intercâmbio de experiências, o encontro contribuiu com a reflexão e constante melhoria na produção do cuidado em saúde nos serviços que constituem o principal ponto de contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS): a atenção básica! A mostra partiu do princípio de que todos têm muito a ensinar e a aprender com as experiências um dos outros. (Luana Barros/ASCOM - Fonte: Fiotec)