Alunos do curso de Engenharia Química da Facimp Wyden estão fazendo parte de um importante projeto de iniciação científica que busca estudar a viabilidade da produção de celulose a partir da palha de milho. O projeto está sendo feito por três alunas com o auxílio do professor doutor em Química e pesquisador Marco Antônio Azevedo.
O professor explica que o projeto, que começou em maio de 2018 dentro da disciplina de Química Geral, iniciou distribuindo temas para os alunos pesquisarem e o resíduo da palha de milho chamou atenção por ser uma matéria prima de fácil acesso e que é comumente destinada para o lixo.
Sobre o desenvolvimento do projeto, o professor comenta: "À medida que vamos estudando, novas ideias vão surgindo. Com relação à produção de celulose, a ideia surgiu de alternativas para produção de celulose de materiais fibrosos que não sejam madeira." Ele diz, ainda, que a biorefinaria já é uma realidade nas indústrias de celulose e papel, principalmente na Europa e também nos Estados Unidos.
Isabella Bastos Toledo, aluna do segundo período de Engenharia Química que participa do projeto, conta que a experiência é satisfatória desde o início porque a celulose é um polímero muito interessante para realizar estudos.
A aluna tem grandes expectativas no projeto, espera que ele se torne viável e que, caso a possibilidade de viabilidade se torne real, será possível fazer um contínuo investimento na pesquisa, podendo expandir para um investimento em grande escala.
(Assessoria de Imprensa)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16237
Comentários