O Campus de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão realiza nos dias 30 e 31 desse mês, o primeiro Seminário do projeto ComCultura, com o tema Diversidade e Diálogos Interculturais.
O ComCultura é um grupo de pesquisa e extensão composto por professores e alunos do curso de Comunicação Social, em parceria com artistas e outras pessoas ligadas à cultura de Imperatriz e região. Seus estudos são voltados para o mapeamento e exposição de manifestações culturais típicas da região tocantina.
“O projeto começou apenas com o mapeamento, mas atualmente tem como objetivo fomentar a área artística da cidade, dando visibilidade para manifestações que ainda não são consagradas”, explica o Coordenador do projeto, professor do Curso de Jornalismo, Marcus Túlio.
A bolsista do projeto, Hyana Reis, detalha as atrações da programação. “O nosso I Seminário Científico Cultural tem como objetivo trazer os grupos culturais para a universidade, para juntos realizarmos um grande debate sobre a cultura de Imperatriz. E para esse evento foram convidados os grupos Sotaque de Rua, Divino Espírito Santo, Lindô e o Grupo Kizomba”, explica.
Hyana lembra que o projeto já promoveu outros eventos com grupos culturais locais, como a companhia de teatro Okazajo, por exemplo, como também já realizou um mapeamento das manifestações culturais da cidade. Ela informa que na Fundação Cultural de Imperatriz, há uma média de 70 grupos culturais registrados, contrariando, segundo a aluna, a ideia de que Imperatriz é um lugar sem cultura.
A estudante comenta sobre a falta de apoio ao setor. “Os grupos culturais reclamam é de que não tem lugar para expor seus trabalhos e nem espaço na mídia para divulgação”. E acrescenta ainda: “esse projeto tem me ajudado a conhecer a cultura, que é uma área que eu desejo pesquisar e também porque quero desenvolver o jornalismo cultural, uma área que eu adoro”, esclarece a estudante.
As inscrições são gratuitas, com direito a certificado, e estão abertas para toda a população até o dia do evento. Quem quiser participar deverá se inscrever no Laboratório de Fotojornalismo, que fica no prédio de jornalismo do campus.
Programação
Dia 30 de agosto
18h – Mesa Redonda Diversidade e Diálogos Interculturais
Dia 31 de agosto
17h - Exibição do documentário Camelo, produzido em Imperatriz pelo jornalista Antônio Fabrício.
Logo após à exibição, será ministrada uma oficina prática de dança pela companhia Sotaque de rua.
Lugar: ASCOM/ UFMA – Núcleo Imperatriz
Fonte: Jael Martins/ Nonato Pereira
Comentários