Lídio Almeida
Representando a Secretaria Especial da Presidência da República, o assessor especial, Ubirajara Augusto, esteve nessa quarta-feira (22) em Imperatriz, na sede da Associação dos Municípios da Região Tocantina, para participar da abertura do I Seminário em Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva da Região Sul do Maranhão.
Na oportunidade, Ubirajara não poupou elogios ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz. “Para nós, da Presidência da República, é uma satisfação muito grande podermos estar aqui nesta cidade. No âmbito do cargo que ocupamos, nós temos a tarefa de discutir os objetivos do desenvolvimento do município. Eu quero dizer que estou muito satisfeito com Imperatriz. Ao abrir um jornal da cidade hoje, vi que o índice do Ideb deu um grande salto positivo no município de Imperatriz. Isso é muito bom, porque significa que a Educação está sendo muito bem cuidada. Mas outra coisa que me chamou muita atenção neste jornal foi a questão da saúde”.
O assessor destacou a política de prevenção adotada no município de Imperatriz. “Estou falando isso porque, normalmente, nos municípios, a política de saúde é dar o remédio ou então dar o caixão. Essa é a política de saúde na maioria dos municípios brasileiros. E aqui em Imperatriz eu vi que se cuida da saúde, porque cuidar da saúde é não deixar o cidadão ficar doente. Cuidar da saúde é também nós sabermos nos cuidar. Para o gestor público é fazer com que o cidadão não fique doente. E aqui eu vi um programa chamado Corpo e Saúde, que atende as pessoas das 5h às 7h. Isto é fundamental, isto é fantástico”, declarou Ubirajara Augusto.
De acordo com o representante da Secretaria Especial da Presidência da República, “isso sim é você cuidar da saúde da população, mostrando para o cidadão que ele tem que se cuidar. Mas não é só o Corpo e Saúde, vimos que Imperatriz tem muitos outros programas importantes implantados, como o preventivo de câncer de mama. Cuidar da saúde é criar as possibilidades para que as pessoas não fiquem doentes”.
“O nosso trabalho de discutir os objetivos de desenvolvimento do município é exatamente esse: o de trazer para a sociedade, para o gestor público, uma plataforma que nós tenhamos um município de Imperatriz melhor”, declarou Ubirajara Augusto.
O I Seminário em Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva da Região Sul do Maranhão tem prosseguimento neste dia 23 de agosto no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a partir das 8 horas, debatendo assuntos de suma importância para o município de Imperatriz, em torno do tema ‘Primeira Infância-Cuidado, Respeito e Compromisso’. (Comunicação)
Comentários