Projeto Coleta Seletiva é difundido nas secretarias municipais da Prefeitura de Imperatriz

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Seamo), com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente Commam), pretende ampliar ainda neste ano o projeto de Coleta Seletiva desenvolvido, ainda na fase piloto, em algumas secretarias e órgãos do município.

De acordo com o secretário Iramar Cândido Lima, o projeto começou pelas dependências do prédio onde funciona a Seamo, situado na rua Simplício Moreira, no Centro. “Esse projeto, embora sendo piloto, tem dado certo”, revelou.
Segundo ele, o objetivo é “disseminar essa prática para mais dez secretarias municipais e órgãos da administração para despertar a conscientização do servidor público e o controle de resíduos de materiais reciclados”. “Também consta em nossa programação difundir o uso racional de água e energia elétrica”, reitera.
Ele observa que em outra etapa o projeto será iniciativo nas áreas da educação e da saúde que dispõem de muitos prédios e servidores municipais, incluindo equipes do Programa Saúde da Família (PSF). “Nesse momento iremos limitar essa atuação no campo de 13 prédios onde funcionam algumas secretarias e órgãos municipais”, acrescenta.
Iramar Cândido considera essa “uma missão árdua, porém possível de ser realizada nessas secretarias e departamentos do governo municipal”. “Nós iremos falar de comportamento, pessoas que têm de 20 a 70 anos de idade que de repente terão que mudar as práticas em prol do nosso ecossistema, pois iremos realizar um trabalho de formiguinha na tentativa de conscientizá-los”, completou.
Ele prevê que em médio prazo será possível alcançar cem por cento das instalações públicas do município de Imperatriz, nesse projeto de “Coleta Seletiva” de resíduos sólidos. (Gil Carvalho - ASCOM)