Criado em 2006 e patrocinado pela Petrobras o projeto Cinearte Sarau iniciou sua edição 2013 visitando a segunda maior cidade do Maranhão. A iniciativa já percorreu cerca de 450 municípios em 19 estados brasileiros apresentando uma programação de qualidade e gratuita, atingiu nesse período um público aproximado de 250 mil pessoas, em Imperatriz não foi diferente.
Com o apoio da Fundação Cultural de Imperatriz, o projeto atraiu centenas de pessoas para a quadra poliesportiva da Av. Beira Rio e apresentou um belo espetáculo com teatro de bonecos e cinema. "De Costas pra Rua" e "Camelo" foram os curtas metragem que representaram a cidade dentro da programação. "Achei muito importante esse espaço que foi aberto para a produção local, isso possibilita um intercâmbio muito positivo para nós", afirmou o jornalista Fernando Ralfer, diretor do documentário sobre a panelada.
Segundo Lucena Filho, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, a entidade está aberta para parcerias que tragam propostas como esta para a nossa cidade. "Estamos sempre buscando apoios e parceiros para realizar atividades que enriqueçam culturalmente Imperatriz. Este e muitos outros projetos já foram muito bem recebidos pelo poder público e pela população".
A senhora Maria Francisca Costa, dona de casa e mãe de três filhos, vai sempre a Av. Beira Rio para fazer caminhadas e deixar seus filhos nos parquinhos. Para ela, a programação é novidade, e poderia acontecer mais vezes. "Para as crianças é sempre uma festa, né? Eles dançaram junto com os bonecos e o filme sobre a panelada me deixou com água na boca", declarou.
A diretora geral de produção do Cinearte Sarau, Cátia Magalhães destaca a recepção calorosa dos imperatrizenses e o apoio da FCI. "A etapa de Imperatriz estará sempre marcada pelo calor do público e pelas parcerias que firmamos aqui", finalizou Cátia Magalhães. (Fabrício Barbosa - FCI)