Gil Carvalho
Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seapp), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus de Imperatriz, possibilita a capacitação de 22 alunos na área da agricultura familiar.
De acordo com o secretário José Fernandes Dantas (Agricultura), dois instrutores das cidades de Araripina e de Petrolina, do Estado de Pernambuco, promovem a capacitação dos alunos visando implantar o projeto no “Cinturão Verde”, situado nas margens do aeroporto de Imperatriz. O projeto também será levado ao povoado Petrolina, localizado na “Estrada do Arroz”.
Ele conta ainda que uma parceria com o grupo Matsuda, empresa de agronegócio brasileiro, líder mundial na produção e comercialização de sementes para pastagem, deve realizar levantamento para atuar nessa região de Petrolina na plantação das culturas de milho e arroz.
“Um dos proprietários da empresa demonstrou interesse nesse campo experimental, inclusive sinalizou a intenção de implantar um grande reservatório de reprodução de peixes da espécie pirarucu”, diz ele, ao citar que a família Matsuda trabalha no Japão com projeto semelhante de criação de alevinos.
José Fernandes adianta que o projeto de piscicultura será desenvolvido no povoado Petrolina, no município de Imperatriz. E informou que será realizada ainda neste mês visita-técnica para inspecionar os grandes lagos d’água para implantação desse grandioso projeto de criação de peixes em Imperatriz.
“Nós não tínhamos estradas vicinais e energia elétrica, mas hoje temos onze quilômetros de estradas construídas em perfeitas condições de tráfego, fato que deixou satisfeito o executivo da empresa Matsuda, que pretende realizar esse projeto experimental de piscicultura no povoado Petrolina”, finalizou.
Comentários