Foi por meio de coreografias, poesias e dramatização que alunos da escola Santos Dumont chamaram atenção da população imperatrizense para um dos temas mais discutidos na atualidade, a preservação do meio ambiente. A programação envolveu cerca de 531 alunos e professores, que através do projeto "Bacuri Verde, adote uma árvore" levaram informações para o público que circulou durante o final de semana pelo Imperial Shopping.
"Nossa escola é defensora do meio ambiente e nós estamos querendo com esse projeto conscientizar não só o Bacuri, mas toda a cidade que precisamos de uma Imperatriz mais verde, arborizada, ventilada e com ar puro. E nós estamos aqui para mostrar às pessoas que isso é possível. Inclusive trouxemos, 210 mudas de árvores para as pessoas que desejarem adotá-las", garante a gestora da escola, Lenilda Costa.
Os alunos envolveram todas as pessoas presentes. Até mesmo quem estava somente de passagem pelo local decidiu dar uma paradinha. "Isso é muito importante, pois a poluição só tem aumentando e a escola com esse papel de incentivar o aluno faz uma função muito interessante para que a criança já cresça com o domínio de preservar a natureza", declara a dona de casa Tereza Neuma.
Na oportunidade, foram entregues panfletos educativos e os alunos da escola aproveitaram o espaço para aplicarem questionários e avaliarem a necessidade de mais espaços verdes na cidade. O professor e fundador do projeto, Geilson Reis conta qual o objetivo da ação realizada. "Nossa ideia desde sempre é expandir as ações do projeto. E aqui no shopping tem pessoas de todos os bairros e lugares da cidade, inclusive tem vários alunos aplicando questionários para constatarmos essa necessidade da arborização, pois nós estamos incomodados com a questão ambiental da cidade e queremos mudança".
Para a Executiva Comercial do Imperial Shopping, Flávia Baião a iniciativa favorece a cidade como um todo. "Nós não poderíamos deixar de apoiar um projeto tão importante não só pra escola, mas principalmente pra cidade porque o projeto de arborizar o Bacuri, que é o rio que corta toda a nossa cidade, beneficiará a todos nós". ela, projetos como esse deveria ser apoiados sempre. "Nós apoiamos essa ideia do ambiental, de ter uma cidade melhor com os nossos rios preservados e, portanto, decidimos receber aqui esse projeto premiado internacionalmente que já plantaram várias mudas pela cidade e agora o Imperial Shopping recebe também uma muda deste projeto que foi plantada no nosso jardim".
Premiações e história - O projeto nasceu em junho de 2012 após pesquisa realizada pelo professor Geilson e Reis e quatro alunos da escola que constataram a necessidade da arborização da cidade, principalmente do Bacuri. No ano passado, eles participaram da Fecitec e da Febrasce, realizada em São Paulo. E em 2013, o projeto participou da Expo Milset, uma feira que acontece todos os anos em Fortaleza e ainda este ano os alunos estão credenciados para participarem da Expociência Nacional, no México. (Assessoria de Imprensa)