Geovana Carvalho
A Associação de Intercâmbio Social e Cultural de Imperatriz (AISCIM) lança neste sábado (05), às 17h, no auditório do Fórum Henrique de La Rocque, seu primeiro projeto, intitulado “Arte Parte da Vida”.
O magistrado Weliton Carvalho explica que o projeto terá duas frentes de atuação: a projeção de DVDs (de domínio público e detentores de direitos autorais), ou seja, levará filmes a quem não tem acesso; e a aquisição de trailler para abrigar uma biblioteca móvel, que deverá levar livros às comunidades carentes, sob a orientação de um professor voluntário. “Ao invés de convidar as pessoas para um determinado local, levamos [a biblioteca] às pessoas, vamos facilitar, levando à porta delas o conhecimento”.
Weliton Carvalho comenta que há tempos sonhava em realizar um projeto nesses moldes: “Há muito tempo venho pensando nisso (…), comecei a conversar com alguns amigos..., com meus alunos da Ufma e vi que dava certo”.
O Conselho Deliberativo da Associação - composto por dezessete membros, dos mais diversos segmentos: esportistas, médicos, padres, pastores, profissionais liberais... - está aberto a parcerias. O magistrado Weliton Carvalho afirma que as colaborações são bem-vindas e assegura que há muito a ser feito: “Os componentes auxiliam dentro de seu campo de atuação, não precisa ser um associado, mas pode haver a parceria”.
As ações da AISCIM, de cunho sócio-cultural, além de fomentar a cultura, também visam qualificar as pessoas, oferecendo a oportunidade de melhorar a renda familiar. O resultado é social, agregar cultura às camadas com menos acesso, muda sua perspectiva. As pessoas passam a fazer planos”, conclui Weliton Carvalho.
Comentários