Estudantes, professores e gestores das escolas públicas do município aguardam com muita expectativa o retorno do projeto Arte & Cidadania nas Escolas, que será lançado, oficialmente, no próximo dia 21, às 16h30, na sede da Fundação Cultural de Imperatriz - FCI, situada na confluência das ruas Simplício Moreira e Gonçalves Dias.
A informação foi prestada pelo presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Antonio Mariano de Lucena Filho, e confirmada pelo poeta/cantador Zeca Tocantins, idealizador e coordenador. O projeto tem ainda em sua coordenação o juiz de Direito, Delvan Tavares, que orienta a ética e cidadania aos alunos das escolas visitadas.
De acordo com Lucena Filho, o projeto foi criado há cinco anos e já visitou cerca de 80 escolas do município de Imperatriz, além de dois municípios vizinhos. "Para nós, tem sido um orgulho muito grande tocar esse projeto que não é somente cultural, mas também de largo alcance social", afirma o presidente da Fundação Cultural.
E esse alcance social, destaca Lucena Filho, se deve ao esforço e dedicação do juiz Delvan Tavares e dos membros do Comissariado de Justiça que também o acompanham no projeto. "O doutor Delvan instala o equipamento de som, ministra palestras, é uma pessoa totalmente comprometida com o projeto", afirma Lucena Filho.
As escolas previamente agendadas recebem toda a equipe do projeto, com a programação iniciando nas salas de aula, aonde os membros do Comissariado de Justiça ministram palestras com temas relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em seguida, no pátio, Delvan Tavares ministra palestra de ética e cidadania.
O magistrado sempre faz citação de sua infância humilde, aconselha os jovens a não desistir da escola. Ao contrário, incentiva-os a continuarem seus estudos até chegarem a uma faculdade, quando todos terão a oportunidade de ter uma profissão digna. Para Delvan Tavares, o caminho do sucesso passa necessariamente pela educação.
Após a palestra, inicia o momento cultural sob o comando do coordenador Zeca Tocantins. Nesta ocasião, os artistas que acompanham o projeto cantam, declamam poemas e oferecem oficinas de pintura. Num verdadeiro intercâmbio cultural, os alunos também cantam, declamam seus poemas e apresentam peças teatrais.
O projeto Arte & Cidadania nas Escolas tem a coordenação da Fundação Cultural de Imperatriz, com a parceria da Vara da Infância e Juventude, Comissariado de Justiça, Secretaria Municipal de Educação e Academia Imperatrizense de Letras - AIL. (Domingos Cezar/ASCOM)
Comentários