Coordenadores, artistas e escritores que acompanham o projeto

Domingos Cezar

“O projeto de maior alcance social e cultural lançado em Imperatriz nos últimos anos, sem dúvida, tem sido o Arte & Cidadania nas Escolas”. A afirmação é do escritor romancista Livaldo Fregona, membro da Academia Imperatrizense de Letras – AIL e um dos escritores que acompanha com mais assiduidade o projeto nas escolas.
Idealizado pelo cantor/compositor Zeca Tocantins, um dos coordenadores da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, o projeto tem percorrido dezenas de escolas da zona rural e da zona urbana de Imperatriz. Por sua magnitude, o Arte & Cidadania atravessou fronteiras chegando ao município de Governador Edison Lobão e São Miguel (TO).
Contando com a parceria da Vara da Infância e da Juventude e do Comissariado de Justiça, os alunos das escolas visitadas têm a oportunidade de receberem aulas de cidadania, em palestras ministradas pelo juiz Delvan Tavares, um dos coordenadores, bem como dos Comissários de Justiça, que ministram palestras de ética e cidadania.
Por sua função social e cultural, o projeto tem recebido o apoio do prefeito Sebastião Madeira e, de maneira especial, do presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Antonio Mariano de Lucena Filho, que toca o projeto em parceria com a Vara da Infância e da Juventude, Comissariado de Justiça, Academia Imperatrizense de Letras – AIL, e apoio da Associação Artística de Imperatriz – ASSARTI.
O projeto consiste, de acordo com Zeca Tocantins, em levar às escolas a ética e cidadania, através da Vara da Infância e Comissariado; a arte, nas mais diversas expressões culturais, com cantores, compositores, pintores, escultores, atores, e a Academia e Letras, com seus membros, escritores e poetas, levando o aprendizado da literatura.
“Mas não é somente nós que levamos o conhecimento”, adverte Zeca Tocantins, “nós também aprendemos muito com eles, que nos apresentam trabalhos valiosos com a encenação de peças teatrais, a música, a poesia criada por eles mesmos, nós levamos a nossa arte para se unir a deles e o incentivo para que eles comecem ou deem prosseguimento na arte produzida por eles”, diz Zeca.
Lançamento - A exemplo dos anos anteriores, quando se inicia o calendário letivo das escolas, o projeto Arte & Cidadania nas Escolas – 2014 será lançado nesta quinta-feira (20), nas dependências do Teatro Ferreira Gullar. O evento deverá contar com a presença do prefeito Sebastião Madeira, do juiz Delvan Tavares, da Vara da Infância e da Juventude, e do presidente da FCI, Lucena Filho.
Para o evento, o coordenador diz ter convidado artistas que integram a Associação Artística; membros da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, diretores e professores das escolas que já receberam o projeto e de outras que ainda receberão este ano. “Vamos realizar uma grande festa de lançamento desse projeto que tem feito mudanças significativas na vida dos alunos”, conclui Zeca Tocantins.