Juiz Delvan Tavares ministrando palestra de cidadania aos alunos

Coordenadores, professores e alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro estão se movimentando ensaiando peças teatrais, poesia e música para receber, nesta sexta-feira (20), o projeto Arte & Cidadania nas Escolas, sob a coordenação da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) e Vara da Infância e Juventude.

Esta semana a escola recebeu a visita do coordenador Zeca Tocantins, servidores da FCI e membros do Comissariado de Justiça, os quais se reuniram com professores para tratar da programação artística e cidadã. "Faremos uma grande festa para os alunos e professores da escola que nos aguarda com ansiedade", diz Zeca Tocantins.
Responsável pela área de cidadania, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Delvan Tavares, vai proferir palestra motivacional e cidadã. "Essa é uma parte muito importante do projeto, que é levar nossa mensagem aos alunos motivando-os a continuarem com seus estudos até chegarem à universidade", afirma o magistrado.
Para o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Antonio Mariano Lucena Filho, o projeto não é somente cultural, quando a equipe troca experiência artística com os alunos. "Ele é um projeto social, pois motiva os alunos a estudarem cada vez mais e os orienta a ficar longe das drogas e da prostituição", observa Lucena Filho.
Acompanhando o projeto por todas as escolas, o escritor Livaldo Fregona é um entusiasta do projeto. Membro da Academia Imperatrizense de Letras - AIL, parceira do projeto, Fregona garante que o projeto já tirou dezenas, centenas de alunos dos caminhos tortuosos das drogas, "uma vez que ele alimenta a alma de todos nós", afirma.
O projeto Arte & Cidadania nas Escolas, apesar de ser coordenado pela Fundação Cultural de Imperatriz e Vara da Infância e Juventude, tem ainda a parceria do Comissariado de Justiça, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Academia Imperatrizense de Letras - AIL. (Domingos Cezar / ASCOM)