Domingos Cezar
Depois de quatro anos de atividades ininterruptas e mais de 60 escolas públicas (municipais e estaduais) visitadas, a caravana do projeto Arte & Cidadania nas Escolas encerrou o ano letivo na manhã dessa sexta-feira (29), na quadra do Centro de Ensino Barjonas Lobão (CAIC), no Grande Santa Rita. A programação foi festejada pelos alunos, professores, artistas, escritores e outros convidados.
Idealizado e coordenado pelo poeta/cantador Zeca Tocantins, o projeto ganhou corpo, quando a Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) recebeu a parceria da Vara da Infância e da Juventude, por intermédio do juiz Delvan Tavares e Comissariado de Justiça. Antes da programação cultural, os comissários, nas salas de aulas, proferem palestras de ética e cidadania.
Na abertura da programação no Barjonas Lobão, para uma plateia de adolescentes atenta, o juiz Delvan Tavares afirmou que o projeto vem cumprindo fielmente com seu propósito de compartilhar com os estudantes noções de cidadania. "O estudo, a cultura, o conhecimento são instrumentos básicos para que possamos ser vitoriosos na nossa vida profissional", prega o magistrado.
Antes de comandar a programação cultural, o coordenador Zeca Tocantins informou a todos os presentes que o projeto durante esses anos percorreu mais de 60 escolas de Imperatriz, mas se estendeu a outros municípios, a exemplo de Governador Edison Lobão (MA) e São Miguel do Tocantins (TO), no povoado Bela Vista. Ele disse que as escolas, as quais ainda não receberam o projeto já podem se agendar para 2014.
O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), Antonio Mariano de Lucena Filho, que se encontra em Brasília, representando Imperatriz na IV Conferência Nacional de Cultura, disse, antes da viagem, que desejava a todos os integrantes do projeto muito sucesso no encerramento de mais um ano letivo. "O Arte & Cidadania nas Escolas, que tem recebido o apoio do prefeito Madeira, vem cumprindo com sua função social", disse Lucena filho.
Pela parte da Academia de Letras - AIL, além de Zeca Tocantins, que o coordena, participam ativamente do projeto os escritores Livaldo Fregona, Gilmar Pereira, Itaerço Bezerra e Domingos Cezar. Para o escritor Livaldo Fregona, o Arte & Cidadania nas Escolas tem sido o grande elo de ligação entre a comunidade estudantil, os escritores, os artistas, os comissários que levam as palestras de cidadania. "Os alunos aprendem com a gente e nós aprendemos com eles", entende Fregona.
A programação do Centro de Ensino Barjonas Lobão constou da participação musical e dança dos alunos; do cantor Ricardo Lima, que sempre acompanhou as edições do projeto, e encerrou com a bela participação do Coral Curumim, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - Sedes. Os Curumins, como é mais conhecido, cantou músicas natalinas e de Roberto Carlos, encantando o público presente.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14868
Projeto Arte & Cidadania nas Escolas encerra ano letivo no Barjonas Lobão
Alunos e professores vibraram com a programação cívica e cultural
Comentários