Escolas da rede pública e estadual visitadas pelo projeto Arte & Cidadania

Domingos Cezar

Idealizado e coordenado pelo poeta/cantador, José Bonifácio Cézar Ribeiro, o Zeca Tocantins, coordenador de Cultura da Fundação Cultural de Imperatriz - FCI, o projeto Arte & Cidadania nas Escolas que durou sete anos, pode está com os dias contados. Porém, há proposta acatada pela Academia Imperatrizense de Letras - AIL de assumir o projeto.
Durante os sete anos de existência, o projeto realizado pela Fundação Cultural de Imperatriz contou com a parceria da Vara da Infância e Juventude, Comissariado de Justiça, Secretaria Municipal de Educação - SEMED e apoio da Academia Imperatrizense de Letras - AIL.
De acordo com Zeca Tocantins, a última edição do projeto vai acontecer na tarde desta sexta-feira, 21 de outubro, na Escola Municipal Frei Manoel Procópio, Centro. "Foram mais de 80 escolas visitadas, cerca de 10 mil livros distribuídos a alunos e professores", informa Zeca Tocantins.
O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Antonio Mariano Lucena Filho, diz que o projeto sempre recebeu o aval e atenção do prefeito Sebastião Madeira. "Sempre que havia espaço em sua agenda, Madeira comparecia a escola visitada pelo projeto, além de participar das solenidades de lançamento há cada ano".
Lucena Filho, que acompanhou todas as edições do projeto, lamenta que um projeto tão importante, de um alcance cultural e social tão relevante, possa se acabar. "Mas esperamos que o novo prefeito, novo presidente da FCI possa continuar com o projeto", diz Lucena.
Do mesmo modo se expressa o juiz da Vara da Infância e Juventude, Delvan Tavares, o principal palestrante do projeto. O magistrado leva uma mensagem de esperança a todos os alunos, persuadindo-os a prosseguirem em seus estudos para se tornarem cidadãos.
Na última reunião da Academia Imperatrizense de Letras - AIL, o acadêmico e secretário Domingos Cezar Ribeiro propôs aos confrades que a Academia assumisse para dar continuidade o projeto. A proposta foi aprovada por todos os acadêmicos presentes à reunião. 
Os acadêmicos Livaldo Fregona, Gilmar Pereira, Itaerço Bezerra, Edna Ventura, Ariston di França, Trajano Neto, que acompanham o projeto com mais frequência, todos se pronunciaram em defesa do projeto Arte & Cidadania nas Escolas, que levou aos alunos aulas arte, ética e cidadania.