Escola Paulo Freire foi a última a receber o projeto

Domingos Cezar

O Centro de Ensino União, situado na Avenida Liberdade, S/N, no Parque Amazonas, é o segundo colégio estadual dos seis estabelecimentos de ensino que receberam este ano o projeto Arte & Cidadania nas Escolas. O evento acontece na tarde desta sexta-feira (9), mobilizando gestores, supervisores, professores e alunos do estabelecimento de ensino.
Primeiro dos centros de ensino estadual visitado pelo projeto foi o CE Dorgival Pinheiro de Sousa, que realizou uma manhã festiva com os integrantes do projeto, entre estes os coordenadores Zeca Tocantins e Delvan Tavares, o diretor da URE – Unidade Regional de Educação, Agostinho Noleto, e a presidente da AIL, Edna Ventura.
Na tarde desta sexta-feira, o CE União também se encontra mobilizado para receber com festa o projeto, constituído também de membros do Comissariado de Justiça e da Vara da Infância e Juventude, que ministram palestras de Cidadania, membros da Academia Imperatrizense de Letras e o cantor Clodoaldo Bezerra.
A exemplo de outras escolas visitadas pelo projeto, alunos do CE União formaram grupos teatrais, de música, painéis de pintura, poesias e fotografias que serão expostas no pátio da escola durante o momento cultural comandado pelo idealizador e coordenador do projeto, o porta/cantador Zeca Tocantins.
O diretor do Fórum e juiz da Vara da Infância da Juventude, que coordena o projeto ao lado de Zeca, juntamente com os comissários de justiça, discorrerá em suas palestras nas salas de aulas sobre noções de ética e cidadania. No pátio, durante o momento cultural, é a vez do juiz Delvan Tavares motivar os alunos a estudarem cada vez mais.
Para o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, Antonio Mariano de Lucena Filho, o projeto Arte & Cidadania nas Escolas tem sido o carro chefe dos projetos e programas de cunho cultural promovido pela Fundação Cultural. “O projeto tem alcançado a sua meta social de educar nossas crianças e afastá-las das drogas e da prostituição”, diz Lucena Filho.
O Centro de Ensino União tem como coordenadora a professora Ivanice Silva Alves, a qual, ao lado da gestora, professora Francisca Silva Alves, mobiliza os alunos na apresentação de seus trabalhos artísticos. “Estamos eufóricas em receber esse importante projeto em nossa escola”, disse a diretora. O próximo estabelecimento de ensino a receber o projeto é a Escola São Vicente de Paula, no próximo dia 16 de maio.