O Brasil, na semana passada, foi sede do mais importante evento sobre meio ambiente do mundo: a Rio+20. Na oportunidade, líderes mundiais e a sociedade civil discutiam de que forma a humanidade pode continuar se desenvolvendo sem agredir o planeta. Uma das mensagens resultantes dessa reunião foi que cada um com pequenas ações pode contribuir com a preservação do meio ambiente.
Em Imperatriz, colaboradores da DPL Engenharia, empresa parceira da CEMAR, resolveram contribuir com a preservação ambiental com o projeto Amigos do Rio. A inciativa contou uma ação de limpeza das margens do rio Tocantins realizada no último sábado (23). Na ocasião, os voluntários retiram lixo e entulho de um trecho situado no Cais do Porto, no qual o esgoto é despejado diretamente.
O técnico de Segurança da DPL, Jonay Gomes, explica que a ideia da atividade nasceu do exemplo do Projeto Anjos do Rio, que desde 2009 promove um trabalho de limpeza das margens do rio Tocantins e conscientização ambiental. “O nosso projeto vem como uma ramificação do projeto Anjos de Rio. Nossa intenção e colaborar com preservação desse patrimônio que é o rio Tocantins, e assim possibilitar que as gerações futuras possam também usufruir dele”.
O idealizador do projeto Anjos do Rio, João Bosco Brito, ressalta a importância do envolvimento das empresas na causa. “Nossa maior dificuldade no projeto é sustentá-lo financeiramente. Sempre tentamos cativar as empresas e lideranças políticas quanto à importância da preservação do rio. Fico feliz da DPL, juntamente com a CEMAR, estar agora com a gente.”
Durante a ação foi retirada uma grande quantidade de lixo das margens do rio. Alguns objetos que estavam jogados chamaram a atenção, como vários móveis: mesa, sofá colchão. Havia também materiais de construção e até um vaso sanitário. Uma pá-carregadeira foi utilizada para limpar uma área que servia de depósito para dejetos do esgoto.
Esse estímulo também contagiou os colaboradores que participaram da ação. “Foi muito importante para a gente que contribui com o trabalho e também para os moradores que nos assistiram, pois serve como exemplo para eles e ainda mostra que há pessoas preocupadas com esta situação”, avalia Susy Milena de Melo, auxiliar administrativo do DPL.
Segundo Jonay, a atividade do último sábado foi apenas a primeira etapa do projeto. Mais ações serão realizadas ao longo do ano. A expectativa é reunir cada vez mais colaboradores voluntários, tanto da DPL como das outras parceiras da CEMAR. “Nossa intenção é levar essa ações para outros locais ao longo do rio e também para dentro da cidade com a limpeza dos riachos que cortam Imperatriz”. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14438
Comentários