Para conscientizar, mobilizar e sensibilizar a população imperatrizense sobre a preservação das nascentes, riachos e do próprio Rio Tocantins, começou ontem (20) e segue até quinta-feira, o projeto "Água é Vida", alusivo ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Na Secretaria de Política para a Mulher (SMPC), foram pontuadas as ações que serão desenvolvidas no evento e apresentados os problemas ambientais que a cidade enfrenta.
O vice-prefeito Alex Rocha participou da abertura e destacou que há algumas décadas os riachos de Imperatriz eram preservados e considerados próprios para o banho. Durante a reunião, por meio da Embrapa, ele fez a solicitação de 300 mil mudas ao ministro Sarney Filho, para doação à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh).
De acordo com a secretária da pasta, Rosa Arruda, o projeto tem várias parcerias institucionais e conta com a equipe do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), com o auxílio de técnicos ambientais, engenheiros e os demais integrantes. Além disso, "o apoio da UEMA foi importante, pois eles já desenvolviam um trabalho voltado para a preservação das nascentes do rio", explicou.
Para o engenheiro florestal do NEA, Jorge Arthur, "o projeto é de grande importância, pois visa a recuperação e a revitalização das nascentes. A gente sabe que a nossa captação de água é do rio Tocantins, e quanto mais ações de impacto realizarmos, mais serão os reflexos positivos".
De acordo com o engenheiro, serão doadas à população imperatrizense aproximadamente 500 mudas, além da entrega de sacolas de câmbio (próprias para carro), entrega de panfletos educativos e realização de diversas atividades. (Sara Batalha/ASCOM-PMI)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15844
Projeto "Água é Vida" teve início nessa segunda-feira
Cerca de 500 mudas serão distribuídas durante a programação
Comentários