Domingos Cezar e Pollyana Galvão
Além dos programas que combatem a fome e a miséria, a Prefeitura Municipal de Imperatriz, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher (SMPM), mantém vários outros programas que protegem as mulheres, idosos, crianças e adolescentes em situação de risco.
Entre esses programas, destaca-se o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o qual realiza atendimento, orientação e apoio especializado aos indivíduos e famílias que tiveram os seus direitos violados. Atualmente, o Centro atende cerca de 110 pessoas por mês. Também mantém o Disque Denúncia, através do ‘Disque 100’.
Outro de grande alcance social é o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que oferece a quase duas mil crianças atividades como reforço escolar, capoeira, hip hop, música, dança, futebol, vôlei e natação. São 23 polos distribuídos na zona urbana e rural. O programa conta, ainda, com o Coral Curumim, formado por 100 crianças que participam do Peti.
Regido pelo maestro Giovanni Pietrinni, o Coral Curumim atualmente está gravando um CD, que contará com algumas canções de artistas consagrados como Luis Gonzaga, o Rei do Baião. Na parte cívica, o registro fonográfico vai deixar marcado o Hino Nacional, o Hino do Maranhão e o Hino de Imperatriz, de autoria de José de Ribamar Fiquene.
Na gestão do prefeito Sebastião Madeira foi ampliado o número de abrigos para criança e adolescentes, passando de dois para três. A Casa de Passagem, recentemente, foi totalmente reformada pela Prefeitura em parceria com o Poder Judiciário (Vara da Infância e da Adolescência) e com a sociedade civil organizada. Cada abrigo conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, nutricionista, assistente social e pedagogo.
A Casa da Criança, por sua vez, abriga crianças de ambos os sexos de 0 a 9 anos de idade. A Casa Lar abriga crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 17 anos de idade, enquanto a Casa de Passagem Masculina abriga crianças exclusivamente do sexo masculino, na faixa etária de 10 a 17 anos de idade.
O Centro Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Pop) terá atendimento de média complexidade voltado para a população em situação de rua. Funcionará no centro da cidade, aonde o morador de rua irá se alimentará e fará sua higiene pessoal. Uma equipe multiprofissional acompanhará a necessidade de cada abrigado.
A Casa Abrigo da Mulher Dra. Ruth Noleto abriga, temporariamente, por até três meses, mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, as quais se encontram sob risco de morte. Na Casa Abrigo elas recebem, também, a proteção de toda Rede de Atendimento, da qual participam, ainda, a Vara da Mulher, a Promotoria em Defesa da Mulher e a Delegacia Especializada da Mulher (DEM).
O Projeto Reviver tem também sua função social, pois presta assistência às famílias que trabalham com a coleta de materiais recicláveis no lixão de Imperatriz. São 52 famílias cadastradas ao projeto, 16 delas são beneficiadas com moradia e energia elétrica custeadas pela Sedes. As famílias cadastradas são acompanhadas e capacitadas pelos Cras Santa Rita.
Conselhos Tutelares
Para seu melhor funcionamento, eles foram divididos em dois: Conselho Tutelar Área I, que funciona no centro da cidade, e o Conselho Tutelar Área II, com funcionamento no bairro Entroncamento. Foram adquiridos para os Conselhos dois veículos e quatro telefones. Os conselheiros que não tinham aumento há anos, também foram contemplados com aumento salarial.
Outros avanços consideráveis são o aumento do número de pessoas concursadas e de profissionais com nível superior. A Sedes foi reformada e teve seus departamentos reestruturados, adquiriu carros próprios e, em breve, adquirirá duas vans e um ônibus. Diariamente, também são servidas 3072 refeições nos programas e órgãos da Secretaria.
A Secretaria de Desenvolvimento Social mantém convênios com outras instituições congêneres como: Associação Pró-Idosos de Imperatriz (APII), Programa de Moradia Alternativa Novo Amanhecer (Promana), Projeto Missão Criança (Promic), Lar São Francisco e Vila João XXIII. A Sedes encontra-se estabelecida na Rua Urbano Santos, bairro Juçara
Publicado em Cidade na Edição Nº 14524
Comentários