A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), destaca-se por suas ações que visam beneficiar as famílias carentes, pessoas de baixa renda ou as que encontram-se em estado de vulnerabilidade social, às vezes causada pelo despreparo profissional que os empurram ao desemprego.
A política, entretanto, pregada pelo prefeito Sebastião Madeira é a da educação, proporcionando cursos profissionalizantes, objetivando preparar as pessoas para o mercado de trabalho, para que estas possam ter um emprego e vida digna. Com essa prioridade, a Secretaria de Desenvolvimento Social mantém os Centros de Inclusão Econômica e Social (Ciesi) oferecendo às mulheres os mais diversos cursos.
Os Ciesi’s oferecem cursos de pintura em tecido, oitinho, ornamentação em sandália, bordado em fita, manicura, bijuteria, panificação e salgado, maquiagem e depilação, corte e costura, cabeleireiro e até mesmo curso de informática, enquadrando as donas de casas no processo de inclusão social e digital e preparando-as para um trabalho digno e com boa rentabilidade.
Banco de Alimentos
Para aqueles ou aquelas que não têm essas oportunidades e que se encontram, mesmo que momentaneamente, na denominada linha de pobreza, a Prefeitura, em convênio com o Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome, mantém um dos mais destacados programas sociais, que é o Banco de Alimentos.
Funcionando diariamente na Rua Tancredo Neves, bairro do Entroncamento, o Banco de Alimentos, sob a coordenação do Luis Miranda de Andrade, o Lula Miranda, articula, junto ao setor alimentício, mercadinhos, supermercados, varejões, feiras livres ou centrais de abastecimentos, a arrecadação de alimentos que poderiam ser jogados no lixo.
Uma equipe arrecada os mais diversos alimentos, os quais são transportados para a sede do Banco, onde outra equipe, sob a supervisão de uma nutricionista, separa os alimentos, preparando-os e embalando-os para serem entregues para as instituições filantrópicas, creches e outras, além de mais de mil famílias que recebem as denominadas cestas de alimentos.
Além desse método, o coordenador Lula Miranda realiza periodicamente campanhas junto à comunidade incentivando-a a adquirir e doar alimentos para as pessoas necessitadas. Miranda garante que todas elas têm alcançado resultados positivos, a exemplo da campanha “3 kg você pode!”, que muito contribuiu com o banco. “Outras campanhas ainda virão”, promete o coordenador. (Domingos Cezar - Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14400
Programas sociais beneficiam população carente de Imperatriz
Banco de Alimentos se destaca por suas ações de combate à fome
Comentários