Desde a implantação, há quase 20 anos, os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos - Casa do Idoso, programa mantido pela Prefeitura Municipal de Imperatriz, através da Secretaria de Desenvolvimento Social - fazem questão de participar das comemorações da Independência do Brasil no desfile de 7 de setembro.
Abordando a temática "Como é belo o meu Nordeste", a Casa do Idoso homenageou através do pelotão da dança artística o Estado do Pernambuco, com o ritmo Frevo. Já o Coral da melhor idade lembrou um ídolo da música nordestina, o rei do baião, Luiz Gonzaga.
Este ano, mais de 500 idosos compareceram ao local de desfiles para prestigiar o ato cívico, conforme informou a coordenadora da Casa, Maura Barroso.
"Atualmente, nós temos inseridos no cadastro da Casa do Idoso quase 1.200 idosos acima de 60 anos. Aproximadamente metade deles, os que frequentam a casa constantemente, decidiram estar aqui hoje nos desfiles. Foram confeccionados bonés, camisetas, faixas e outros materiais que possibilitaram ao nosso pelotão essa beleza na avenida".
Antônia Dionisia de Morais, de 76 anos, que há 11 frequenta a casa, diz que esteve presente em todos os desfiles desde que iniciou na casa e revelou que a expectativa para o grande dia era enorme.
"Como eu desfilo sempre na frente, levando uma bandeira seja do nosso país, Estado ou cidade, eu já estava ansiosa. Sou muito patriota e participo dessas atividades com muito orgulho".
Para o senhor Narciso Laurindo de Morais, de 72 anos, o momento cívico também é muito importante, tendo em vista que sente orgulho em participar de uma festa tão bonita.
"Eu gosto de participar do desfile. Gosto que as pessoas me vejam carregando essa bandeira linda que representa o meu Maranhão", disse, emocionado.
Outros programas - A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) garante a proteção social básica e especial para as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio da oferta de benefícios, serviços, programas e projetos.
Ao todo, são mais de 23 programas que atendem à população de Imperatriz e que estiveram representados por seus coordenadores no ato cívico.
Programas como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças (PETI) e o SCFV para Adolescentes - Projovem Adolescente, além da Casa do Idoso, também se destacaram com pelotões abordando o tema A Região Nordeste, relembrando o cangaço, as danças de capoeira, de maculelê e teatro. (Sara Ribeiro - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14801
Comentários