Programação segue até 15 de junho, no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, começou na manhã dessa sexta-feira, 8, a Semana de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Com o tema "Cuide de quem sempre cuidou de você", a solenidade foi realizada na Casa do Idoso Feliz, Centro.
Estiveram presentes o prefeito Assis Ramos, secretários municipais, vereadores, representantes da Defensoria Pública, Delegacia de Proteção ao Idoso, Conselho Municipal de Proteção ao Idoso, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac; Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Creas; coordenadores de programas de saúde e sociais e alunos da Escola Municipal Renato Cortez Moreira.
O prefeito Assis Ramos destacou que um dos principais compromissos de sua gestão é com a pessoa da terceira idade. "Nossos idosos merecem ser tratados com muito carinho e amor. Já climatizamos a Casa e ainda vamos fazer muito mais, para oferecer mais conforto a eles."
A abertura contou com a participação do Canto Coral do Idoso do Centro de Referência de Assistência Social, Cras Bacuri, momento devocional e de palestras. As ações estão sendo coordenadas pela Casa do Idoso Feliz, em conjunto com o Conselho Municipal de Proteção ao Idoso e Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Creas.
"Essa programação é uma convocação aos familiares, comunidade e todos os segmentos da sociedade a refletirem sobre a importância da relação entre as gerações, como instrumento de educação para o envelhecimento e respeito à dignidade da pessoa idosa", afirmou Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso.
Levantamento feito pela ONU mostra que a violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas uma ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional, impedindo o desempenho de seu papel social.
Atividades seguem até 15 de junho, data que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas, ONU; e Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, INPES. (Léo Costa - Ascom)