Foi encerrada na última sexta-feira (24) a programação de aniversário do Terminal Rodoviário Jackson Lago. Durante toda a semana, os passageiros e funcionários participaram de uma série de atividades. De acordo com a administração da rodoviária, foram 325 atendimentos ao logo destes cinco dias de festa. Uma parceria com uma escola técnica da cidade proporcionou atendimentos com aferição de pressão arterial para quem transitava pelo local.
Júlio Santana é taxista e aprovou a inciativa da administração em oferecer esses serviços na rodoviária. “Trabalho aqui há oito meses, fiquei desempregado e um amigo me ofereceu para trabalhar no ponto. Hoje aproveitei esse atendimento para ver se está tudo certo com a saúde. É muito bom ter esse atendimento no terminal para a gente e para os passageiros”.
A programação foi aberta no início da semana com um café da manhã para passageiros, funcionários e autoridades. Neste dia, aconteceu ainda a apresentação do Coral Curumim, que encantou os presentes com a interpretação de músicas nordestinas.
Análise - O administrador da rodoviária de Imperatriz, Ricardo Medeiros, ressalta que estes cinco anos marcaram um período de adaptação do terminal e que hoje a rodoviária possui uma estrutura completa para atender todas as necessidades dos passageiros que circulam pelo terminal diariamente.
A comemoração do aniversário teve a intenção de “aproximar a população do terminal, pois a rodoviária foi pensada para suprir as necessidades da cidade de Imperatriz. Passamos por várias reformas e mudanças estruturais sempre pensando em como melhorar a vida do usuário e sua estada na rodoviária para que quando ele chegue no terminal tenha conforto, segurança e uma variedade grande de serviços”, explica o administrador.
Um exemplo dos serviços adicionais prestados é o realizado pelo Plantão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). A coordenadora Lucidalva dos Santos destaca que a administração da rodoviária percebeu que a presença desses serviços era fundamental para um bom atendimento ao usuário. “Então nós atendemos aos idosos, deficientes e aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Auxiliamos na gratuidade da passagem e encaminhamos pessoas para o centro POP, no caso da população de rua, e também acompanhamos atendimentos médicos quando necessário”, enumerou a coordenadora.
Números - Atualmente recebe uma média de dois mil passageiros diariamente. Este número pode aumentar entre 20% e 30% nos meses de julho e dezembro. A rodoviária emprega diretamente na administração do terminal 35 pessoas e mais 200 trabalham nas empresas de ônibus, pontos comerciais, taxistas, mototaxistas.
A renda mensal do terminal fica em torno de R$ 80 mil com aluguel de espaços e taxa de embarque. Aqui não entram os rendimentos das empresas de ônibus e comerciantes que movimentam o mercado local. Sem falar nos fornecedores e outras pessoas impactadas indiretamente pelo terminal.Histórico e estrutura - As obras do Terminal Rodoviário de Imperatriz foram iniciadas ainda no governo de Ribamar Fiquene e após 14 anos a construção foi retomada durante o governo Jackson Lago. A rodoviária entrou em funcionamento exatamente em 20 de junho de 2011. Desde então passou por várias reformas para adequação do espaço às necessidades dos usuários e também a resolução de alguns problemas do projeto original.
A reforma mais recente contemplou a construção de um ponto de táxi com cobertura localizado na entrada do terminal com mais conforto e visibilidade para os taxistas. Foram reformados e readaptados todos os boxes de vendas de passagens e todos os banheiros. E para resolver problema da lama na área interna de circulação, foi feito o serviço de drenagem profunda e bloqueteamento da área.
O terminal está localizado no Jardim Tropical e possui uma área de 11 mil metros quadrados. Atualmente conta com 12 boxes de venda de passagens, oito banheiros, três restaurantes, quatro lanchonetes, estacionamento gratuito, postos da 14º BPM, Juizado de Menor, plantão social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), pontos de táxi e mototáxi, sorveteria, café expresso e caixa eletrônico. (Assessoria de Imprensa)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15642
Comentários