O secretário J. Ribamar (Trânsito) destaca abertura da Semana Nacional de Trânsito em Imperatriz

Tudo pronto para a extensa programação da Semana Nacional de Trânsito, que será aberta oficialmente nesta terça-feira (17), pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), em parceria com a Suzano. A solenidade de abertura será às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), localizado na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, na confluência da Rua Coriolano Milhomem.
Dentro da proposta da Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, ficou definido o tema: “Respeito no Trânsito: Papel de Todos”. O objetivo da Setran é chamar a atenção da sociedade que a segurança no trânsito depende de todos e não apenas do poder público. Se as pessoas envolvidas no trânsito tiverem o respeito às regras e a sinalização e agirem de forma ética, o trânsito passa a ser um lugar seguro.
Na solenidade de abertura, o secretário municipal de Trânsito, José Ribamar Alves Soares, o cabo J. Ribamar, vai fazer a apresentação da campanha e das ações que serão desenvolvidas no período de 17 a 24 de setembro.
A programação começa nesta terça-feira (17) pela manhã, com o lançamento no auditório da Secretaria de Saúde, e prosseguirá à tarde, com blitz educativa nas avenidas Newton Belo e Industrial, no Grande Santa Rita. Durante a semana serão realizadas várias outras blitzen educativas em pontos estratégicos da cidade.
Do dia 18 até o dia 24 serão proferidas palestras de educação para o trânsito em escolas das redes federal, estadual e municipal e nas faculdades. Trabalhadores e motoristas profissionais também vão receber orientações durante a realização de palestras na fábrica da Suzano. A campanha educativa vai ser veiculada também no rádio e na televisão em horário comercial com o objetivo de atingir o maior número de pessoas.
Preocupado com a estatística de acidentes em Imperatriz, o gestor de trânsito tem desenvolvido uma série de ações que visam reduzir esses números. O trabalho de sinalização das vias é vistoriado diariamente. O número de agentes aumentou de 17 para 47. Mas não basta só o investimento em sinalização, engenharia e fiscalização se os condutores não se educarem.
Exemplo disso é que em análise das notícias de acidentes que são veiculadas na mídia, a maior parte ocorre em vias sinalizadas. “Por isso nós temos consciência do quanto é importante o trabalho de educação. A mudança de comportamento dos condutores pode contribuir com a redução do número de acidentes. Fazemos esse trabalho o ano todo, mas na semana de trânsito vamos intensificá-lo”, garantiu o secretário J. Ribamar. (ASCOM)